top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Verão no RS terá temperatura acima da média e pouca chuva


Imagem: Camila Hermes/ Agência RBS.

O verão no Hemisfério Sul se iniciou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília) e se estende até o dia 20 de março de 2025, às 6h02. A tendência para a temporada no Rio Grande do Sul é de que a estação seja marcada por temperatura acima da média e menores volumes de chuva.


Tradicionalmente, o verão é caracterizado pela maior incidência de radiação por conta da posição da Terra. A dinâmica favorece períodos ensolarados mais longos e um aumento da temperatura. O que se projeta para os próximos meses é uma maior frequência da passagem de frentes frias sobre o Estado, que devem influenciar nos termômetros e nas precipitações.


Como ficará a temperatura?


A média da temperatura no território gaúcho costuma variar durante a estação de 27ºC a 29ºC na Região Noroeste e Serra; 29ºC e 31ºC no Norte, Região Metropolitana, Campanha e Sul; além de 31ºC e 33ºC na faixa Oeste, Missões e parte da Região Central. Contudo, de acordo com Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, o Rio Grande do Sul terá uma tendência de 1ºC a 3ºC acima do que é esperado para essa época do ano.


Esse aumento será motivado pela passagem de frentes frias um pouco afastadas do continente – mas ainda presentes – e por conta de uma concentração de massa de ar quente no Norte da Argentina, que também contribui para esse cenário de calor no Sul do Brasil. A configuração irá provocar uma constante variação de temperatura, mas com tendências de serem mais elevadas.


"O Estado irá observar dias quentes, por hora mais frios, porque justamente nós vemos um cenário de muitas frentes frias passando pelo Sul. Antes das frentes frias passarem, elas elevam a temperatura com muita facilidade. Depois que elas passam, esfria", explica Borges.


Chuva é esperada?


Conforme o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica a ocorrência de chuva abaixo da média em todo o Rio Grande do Sul.


Deslocamentos de canais de umidade da Amazônia podem favorecer a ocorrência de chuva dentro da normalidade um pouco mais ao norte do Estado.


"Estamos enfrentando um período de transição. A chuva costuma ser mais espaçadas, mais isolada, e o predomínio é de tempo seco. A tendência é ter dias bem variados: dois, três dias de tempo bom, seco, sobe a temperatura, depois vem uma instabilidade", diz Schneider.


O meteorologista também aponta para a possibilidade de ocorrência frequente, principalmente em janeiro e março, do "Nordestão", ventos que sopram da Região Nordeste, formados a partir de um contraste térmico, capazes de formar uma diferença de pressão atmosférica.


Fonte: GZH

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Σχόλια


site 02.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page