top of page
Buscar

Vereador Anderson Etter (PT) defende Tarifa Zero e as necessidade de mudanças

Foto do escritor: Amanda WolffAmanda Wolff
Imagem: Mariana Santos/ Start Comunicação.
Imagem: Mariana Santos/ Start Comunicação.

Nesta quinta-feira (13), o Programa Start News recebeu o vereador Anderson Etter, eleito com 1.840 votos, iniciou seu mandato defendendo uma atuação voltada para toda a cidade de São Leopoldo. Em suas primeiras semanas na Câmara, ele tem priorizado o debate sobre mobilidade urbana, infraestrutura e democracia no Legislativo.


"Somos vereadores da cidade, não de bairros"


Desde que assumiu a cadeira na Câmara, Etter destaca que a função do vereador não se limita a um bairro ou ao número de votos recebidos. "Nós somos vereadores de toda a cidade de São Leopoldo. Nossa representação deve transcender a quantidade de eleitores que nos escolheram. Temos o compromisso de representar a comunidade como um todo", afirmou.


Sobre sua adaptação ao novo cargo, ele diz estar confortável no ambiente legislativo. "Sem nenhuma pretensão, a impressão que tenho é que já estava naquele espaço há muito mais tempo", brincou.


Câmara Municipal e Acessibilidade


Um dos primeiros temas abordados pelo vereador foi a precariedade estrutural da Câmara de Vereadores. Ele defende que o prédio atual não oferece condições adequadas de trabalho e acesso para a população. "Se a Câmara é a casa do povo, o povo precisa ter acesso a ela. Hoje, não há nenhuma possibilidade disso ser assegurado", criticou.


Para Etter, não adianta gastar recursos públicos em pequenas reformas. "Não tem que estar gastando dinheiro pintando parede e trocando divisória. Precisamos partir para um novo espaço, com condições dignas para os cidadãos e servidores."


Tarifa Zero: Mobilidade e Sustentabilidade


Um dos principais projetos que o vereador pretende debater em seu mandato é a Tarifa Zero no transporte público. Ele argumenta que cidades brasileiras que adotaram essa política tiveram benefícios sociais e ambientais. "São 119 municípios no Brasil onde a tarifa zero já é uma realidade, impactando mais de 5,5 milhões de pessoas", explicou.


Atualmente, o custo mensal do transporte público em São Leopoldo gira em torno de R$ 3,6 milhões, totalizando R$ 42,2 milhões ao ano. O vereador defende que esse valor pode ser subsidiado por fontes alternativas, como estacionamento pago, multas de trânsito e impostos sobre combustíveis.


Além do impacto econômico, ele reforça a importância da tarifa zero para o meio ambiente. "Os veículos representam 51% da poluição da nossa cidade. Cada ônibus pode tirar até 42 carros das ruas, reduzindo congestionamentos e emissões de gases de efeito estufa", explicou.


Etter propôs a criação de uma Frente Parlamentar para debater o tema e construir um projeto viável. "Não podemos simplesmente copiar um projeto de outra cidade e protocolar sem um debate sério. Precisamos discutir com a população, as empresas e o governo", pontuou.


Falta de diálogo no legislativo


O vereador também criticou a postura da base governista na Câmara, alegando que propostas da oposição não estão sendo consideradas. "O governo fala em unidade, mas não tem correspondido na prática. A oposição tem sido sistematicamente excluída de debates importantes, como a composição das comissões e a realização de audiências públicas", afirmou.


Ele cita como exemplo a audiência pública que propôs para discutir o desassoreamento e a dragagem do Rio dos Sinos. "O prefeito prometeu que em 30 dias os trabalhos começariam, mas esse prazo já passou. Nossa audiência pública foi barrada, e agora querem fazer um evento sobre o tema às 10h da manhã, quando a população não pode participar", criticou.


Diante disso, Etter e a bancada do PT estão organizando uma reunião pública no dia 19 de fevereiro, às 19h, para debater o tema. "Não se pode vender uma falsa esperança de que apenas dragar e desassorear o rio resolverá as enchentes. Precisamos discutir de forma técnica e transparente", alertou.


Visão crítica e compromisso com soluções


Por fim, o vereador reforça que seu papel não será apenas criticar, mas apresentar propostas concretas para os desafios da cidade. "Apontar erros é fácil. Difícil é apresentar soluções. Nosso mandato será de respeito ao debate democrático, propondo alternativas viáveis para melhorar São Leopoldo", concluiu.


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (13), às 20h20, na radiostart.com.br. 


Confira a entrevista completa:


Amanda Wolff, da Redação Start


0 comentário

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
START SITE.png
bottom of page