Vanazzi participa da conferência internacional Innovate 4 Cities 2021
- Guilbert Trendt
- 14 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, participou dos debates da Conferência Innovate 4 Cities 2021 na manhã de quinta-feira, 14 de outubro. A mesa organizada pela Rede Mercocidades reuniu 11 prefeitos de 8 países latino-americanos para discutir a aceleração de ações relacionadas às mudanças climáticas. O evento foi promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat e a Global Covenant of Mayors for Climate & Energy.
O prefeito e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, fez algumas considerações sobre a falta de planejamento do Governo Bolsonaro antes, durante e pós-pandemia que vitimou mais de 600 mil brasileiros com a Covid-19.
Vanazzi ressaltou que os municípios têm vontade e responsabilidade, mas que são necessários programas nacionais e a busca de alternativas para que se construa políticas públicas protegendo essa grande parte da população, principalmente devido ao aumento da pobreza e da miséria nos países. “Temos uma grande oportunidade de apresentarmos o novo para enfrentar as desigualdades sociais e reforçar a democracia. Por uma grande unidade política das comunidades locais para termos perspectivas de futuro”, frisou.
O presidente da Rede Mercocidades, o intendente de Tandil (Argentina) Miguel Lunghi, destacou a necessidade da construção de alianças entre os municípios e regiões, na busca de recuperação após os impactos da Covid-19. “Devemos nos preparar para um dia depois. Para a Rede Mercocidades é uma grande responsabilidade. As cidades precisam trabalhar para um futuro mais sustentável no nosso território”, afirmou.
Os prefeitos falaram sobre as iniciativas desenvolvidas voltadas para a sustentabilidade. Vanazzi também falou sobre as ações que vêm sendo planejadas e organizadas para a preservação ambiental, mas que não se restringem a uma área específica, abrangendo os direitos humanos, moradia, saúde, educação, entre outros. Vanazzi apresentou alguns dados das ações ambientais no município, entre eles São Leopoldo vai apresentar o Inventário de Gás de Carbono no final do ano; 22% de áreas preservadas e 44% de esgoto tratado.
O prefeito Ary Vanazzi destacou que a Rede Mercocidades e a rede ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade acumularam uma posição política sobre o convênio das diversidades biológicas, firmado com o Acordo de Paris da COP 15 e deve ser reafirmado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP 26) que ocorrerá em novembro, em Glasgow. “Que a COP 26 seja uma oportunidade real, a partir das experiências locais, de reduzir as desigualdades flagrantes que a Covid-19 nos mostrou”, projetou. Outra questão levantada pelo prefeito é que deve ser chamada a atenção das organizações sobre as relações desiguais entre as nações industrializadas e as nações periféricas.
A Conferência teve a contribuição do professor Patricio Sanhueza Vivanco, reitor da Universidad de Playa Ancha (2006 – 2022), vice-presidente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo.
A moderação foi realizada pela secretária-executiva da Rede Mercocidades, Marcela Petrantonio.
As autoridades que compuseram a mesa foram: o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, o alcalde de Lima (Peru), Jorge Muñoz; o intendente Emilio Jatón, Santa Fe de la Vera Cruz (Argentina); alcalde Hernán Iván Arias Durán, La Paz (Bolívia); intendente Nicolás Cuesta, San Justo (Argentina); intendente Yamandú Orsi, Canelones (Uruguay) e a alcaldesa Carolina Leitao, Peñalolén (Chile).
O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, acompanhou o evento.
Fonte: PMSL
Comments