top of page

Vanazzi faz entrega de sparks para Guarda Municipal de São Leopoldo


O ato de entrega ocorreu na primeira reunião presencial do Gabinete de Gestão Integrada | Imagem: Rodrigo Machado

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, juntamente ao secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Nestor Schwertner, fez a entrega de 20 dispositivos elétricos incapacitantes (Sparks) para uso em serviço da Guarda Civil Muinicipal (GCM). O ato de entrega ocorreu na primeira reunião presencial do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que ocorreu na terça-feira, 14 de setembro, no Galpão Nativo do Acampamento Farroupilha do Parque do Trabalhador.


Aprovada no Conselho Popular de Segurança Urbana (Consegur) em junho, a aquisição dos equipamentos tem um investimento de R$ 93,3 mil com recursos oriundos do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funsegur). A licitação também inclui 100 cartuchos e um dispositivo de dados para as armas. O Funsegur agrega valores oriundos através da verba arrecadadas com as multas da Zona Azul.


Vanazzi falou que essa aquisição faz parte de um trabalho de qualificação das políticas públicas de segurança do município. “São investimentos que dão mais dignidade aos agentes da Guarda e qualificam o atendimento para a população. Sendo a segurança pública uma responsabilidade de todos, nossa gestão tem o compromisso de realizar investimentos para melhorar esta área. De nossa parte queremos fortalecer o trabalho integrado com as demais forças de segurança ao mesmo tempo em que damos melhores condições para nossos agentes”, disse o prefeito.


Já o secretário Nestor Schwertner explicou que os dispositivos vão auxiliar nos atendimentos realizados pela GCM. “É uma melhoria no serviço prestado pelos agentes, que podem realizar a imobilização de indivíduos nas ocorrências em que haja conflito, sem causar lesões e com o menor risco possível para o agente também”, apontou.


Dispositivo elétrico incapacitante

A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos à distância, a partir de dois dardos disparados, conectados ao suspeito por meio de fios. A Spark atua sobre o sistema neuromuscular causando fortes contrações musculares, permitindo a incapacitação temporária do suspeito pelo agente da lei.


Fonte: PMSL

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page