Vanazzi assina contrato de psicólogos que vão atuar no Programa Conviver São Léo
- Andressa Deuner
- 18 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O prefeito, Ary Vanazzi, assinou na quinta-feira (17), o contrato com os 50 psicólogos que vão atuar nas 50 escolas da Rede Municipal de Ensino através do programa “Conviver São Léo Repactuando laços no ambiente escolar”. O objetivo é cuidar da saúde mental dos estudantes que foi abalada após os dois anos de ensino remoto e híbrido que causaram impactos diretos nas relações sociais dentro do ambiente escolar com casos de ansiedade, depressão, pânico, medo do convívio social.
O Governo Municipal está investindo quase R$ 1 milhão no programa que trabalhará de forma coletiva, com a formação de grupos sistemáticos com os estudantes e os profissionais da educação. Os profissionais contratados trabalharão 6h semanais para Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) com até 600 estudantes; 8h semanais para Emei’s e Emef’s com 601 ou mais estudantes; 2h semanais adicionais para Emef’s com EJA e 6h semanais para a Escola Municipal de Artes (EMA) Pequeno Príncipe. Os psicólogos contratados responderão por seus serviços à Secretaria Municipal de Educação (Smed) através do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (Nise).
Vanazzi frisou a importância desses profissionais atuarem junto às escolas: “Quando nós decidimos fazer esse trabalho, nós fomos a única cidade do estado que se preocupou em ter esse serviço nas escolas e imediatamente contratou um profissional para cada escola, número que devemos aumentar pelo tamanho da necessidade e da demanda. E esse trabalho vai exigir do profissional algo inovador pois hoje mesmo com a dificuldade de identificação nós temos na nossa rede 20% de estudantes hiperativos e com esse trabalho nas escolas nós poderemos identificar mais alunos que tenham necessidades especiais para que nós nos adaptamos para dar as melhores condições para todas as nossas crianças”, pontou.
O secretário da Smed, Ricardo da Luz, falou sobre as muitas inovações realizadas na educação municipal para o combate à pandemia e suas cicatrizes. “Durante a pandemia o prefeito Vanazzi e nós tomamos a decisão de garantir a vida das nossas crianças, mesmo que para isso a gente deixasse a educação um pouco de lado, por isso a Smed entregou mais 100 mil kits de alimentação para os estudantes e suas famílias, além de sermos a única cidade do estado que forneceu internet gratuita para os estudantes e professores da nossa rede e agora voltando do isolamento nós nos concentramos em cuidar do psicológico desses estudantes e professores que foi fortemente abalado pela pandemia”, explicou.
A representante da Nise, Vilene Moehlecke, comentou sobre a construção e a importância do programa “Esse programa foi construído de maneira coletiva realizada por todos os funcionários do Nise e com total apoio da Smed. Esse trabalho é importante porque ele vem para atender toda a demanda que temos nas nossas 50 escolas municipais e de todos os sintomas sociais causados ou ampliados pela pandemia”, disse.
A representante dos psicólogos do programa, Bárbara Kampff também comentou sobre a importância do programa “Nós estamos ansiosos para começar a trabalhar nas escolas pois identificamos cada vez mais as demandas que vêm surgindo nas escolas neste pós-pandemia e todos queremos contribuir de uma forma positiva e ética proporcionando espaços de escuta e acolhimento que toda a rede necessita neste momento”, afirmou.
Também participou do ato o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Fábio Bernardo.
Comments