Todas as unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacina de São Leopoldo estão disponibilizando, desde esta quarta-feira (04), o imunizante contra a Covid-19 para público a partir dos 18 anos.
As UBS que contam com o serviço são: Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau e Trensurb.
O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. As exceções são os postos Vicentina e Campina, que funcionam até as 18h30.
Por priorizarem a vacinação da BCG, três unidades básicas, nos seguintes dias e turnos, não aplicam a vacina Covid: UBS Materno Infantil, na segunda pela tarde; UBS Padre Orestes, na quarta pela manhã; e UBS Scharlau, na sexta pela manhã.
É obrigatório o uso de máscaras dentro das UBS.
Terceira dose O tempo de intervalo entre as doses permanece de quatro meses da segunda. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo. Para quem tomou o imunizante da Janssen, ela é equivalente à segunda de reforço para pessoas de 18 a 39 anos. Quarta dose O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose também é de quatro meses. A quarta dose está disponível para todas as pessoas acima dos 18 anos. Para a vacina da Janssen, corresponde à terceira de reforço para pessoas a partir dos 40. Vacinação Infantil A vacinação dos seis meses aos 12 anos de idade se concentrará no Materno Infantil. A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos seis meses até crianças de dois anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O esquema vacinal prevê três doses: entre a primeira e a segunda deve ter um intervalo de quatro semanas e, para a terceira dose, o intervalo será de oito semanas. As crianças que iniciaram a vacinação em novembro e início de dezembro do ano passado já podem receber o reforço.
A Coronavac/Butantan é aplicada em crianças a partir de três anos, e a Pfizer Pediátrica, em crianças a partir dos cinco anos. O horário de funcionamento do Materno é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Segunda dose Infantil
A aplicação da segunda dose da CoronaVac/Butantan tem intervalo de 28 dias da primeira. Já a segunda dose da Pfizer pediátrica é aplicada com intervalo de 8 semanas completas.
Documentos necessários
Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos. Para receber a dose é preciso levar documento com foto.
Endereço das Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina
Cohab Feitoria - rua Malta, 430, Feitoria;
Cohab Duque - rua José Olmiro Andrade, 160, Duque de Caxias;
Paim - rua Homero Batista, 167, São Miguel;
Campestre - rua Rio Japurá, 200, parque Campestre;
Materno Infantil - rua São Joaquim, 98, Centro;
Padre Orestes - rua Cora Coralina, esquina com avenida Mauá, Santos Dumont;
Vila Brás - avenida Leopoldo Wasum, 71, Santos Dumont;
Vicentina - rua Frederico Guilherme Schmidt, esquina com avenida Thomas Edson;
Santa Marta – R. Eva Moreira Dos Santos - Arroio da Manteiga;
Campina - Avenida Henrique Bier, n° 822 - Campina;
Rio Branco - Rua Dr. João Dutra, n° 41.- Rio Branco;
Santo André- Rua Felipe Uebel, n° 600 - Santo André;
Scharlau - Rua Pinto Bandeira, nº 68 - Scharlau ;
Trensurb - Rua Mauá, n° 3563 (junto à estação Unisinos);
Madezzati - Rua: Francisco dos Santos - esquina com a rua Otto Daut;
Imigrante - Rua João Algayer, 71, Feitoria;
Parque Mauá - Rua Vitória, S/N - Parque Mauá ;
Pinheiro - Rua Francisco Câmara, n° 200 - Pinheiro;
Rio dos Sinos - Av Atalíbio T. de Resende, n° 1157 - Rio dos Sinos;
São Cristóvão - Rua Celestina Maria José de Souza, n° 37;
Santos Dumont - Av João A Koch (antiga av. 1), s/nº - Santos Dumont;
Centro do Idoso - Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 810 - Centro.
Fonte: PMSL
Comments