top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Vacina bivalente contra a Covid-19 passa a ser aplicada em Lares para Idosos a partir desta terça


Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

Com o recebimento de 462 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria da Saúde de São Leopoldo (Semsad) começa a aplicar, a partir desta terça-feira (14), os imunizantes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (LPI's). Conforme as informações do MS, a partir de março devem ser disponibilizadas doses para a população acima de 12 anos. O avanço deverá seguir os critérios já estabelecidos em outros momentos.


As vacinas bivalentes funcionam da mesma forma que as monovalentes. A diferença é que as novas contêm o código do vírus original associado com o código da variante Ômicron, enquanto as demais têm como base somente o vírus original.


“A finalidade principal da bivalente é produzir uma maior proteção contra as variantes Ômicron, que estão em maior circulação. Nesse sentido, a vacina bivalente tem demonstrado uma maior eficácia nos estudos, sendo indicada como dose de reforço, não como quinta dose, isso quer dizer que pode ser utilizada em qualquer reforço do esquema vacinal, e não só após a quarta dose”, explica a secretária da Saúde, Paula Silva.

Cenário atual

São Leopoldo vem apresentando baixas coberturas vacinais, igual ao verificado em todo o país, que passa por um cenário de desconfiança nas vacinas e na ciência, desabastecimento e risco de retorno de epidemias, como poliomielite e sarampo. Por isso, o MS apresentou o calendário vacinal de 2023 e tem apontado uma série de ações visando retomar a rotina de vacinação.


“Além da garantia de abastecimento, serão necessárias ações de informação e comunicação para que as campanhas tenham efeito, além do comprometimento da sociedade. A população precisa ser esclarecida sobre a importância da vacinação e os riscos de adoecimento e morte de pessoas não imunizadas. Precisamos retomar os altos percentuais de proteção”, reforça Paula.


De acordo com a secretária, a inclusão da vacinação contra Covid-19 no calendário vacinal é de extrema importância por se tornar uma política permanente. “Assim passamos de um cenário de ações emergenciais para um de planejamento a médio e longo prazo, possibilitando uma maior organização e continuidade das ações de prevenção para que possamos não voltar ao isolamento vivido nos anos anteriores”, projeta a titular da Semsad.

Demais vacinas


Em abril está prevista a intensificação na campanha de Influenza, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Haverá, ainda, ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.


“Salientamos a importância de que a população busque completar seus esquemas vacinais contra Covid-19 antes do Carnaval para evitar nova onda de doença. Lembrando que a melhor vacina é aquela que chega até o braço da população”, completa Paula.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page