A escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9).
A peça foi colocada no mesmo local onde, no início do mês passado, tinha sido instalado um 'Touro de Ouro', que foi retirado pela Prefeitura após multa por falta de licença.
A nova obra fazia parte de uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro. Em sua conta nas redes sociais, ela postou uma foto com os dizeres: "É hoje. Chegando".
Por volta das 11h, porém, um produtor responsável pela intervenção levou a escultura embora antes que ela fosse apreendida pela polícia.
A ação, chamada "vacas magras", já foi realizada em outras cidades, como Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria de Educação do Ceará.
Touro de Ouro alvo de protestos
Alvo de protestos, a estátua do Touro de Ouro violou Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para ser instalada, como revelou o g1.
Durante o período em que ficou no local, grupos realizaram protestos contra a fome e a desigualdade social.
Após a retirada, a Subprefeitura da Sé multou em R$ 38 mil a empresa DMAIS Arquitetura e Construção, responsável pela implantação do touro. O arquiteto responsável pelo projeto do monumento pediu que a decisão da comissão seja reavaliada.
A multa foi recomendada pela própria CPPU, que deliberou que os responsáveis pela obra deveriam ter submetido a estátua ao colegiado com 30 dias de antecedência da instalação, como manda a legislação.
Fonte: G1
Comments