O uso de máscaras em áreas assistenciais de hospitais, pronto-atendimentos, unidades de saúde e ILPIs (instituições de longa permanência de idosos) deixa de ser obrigatório em Porto Alegre e passa ser fortemente recomendado. A determinação consta no decreto nº 21.876, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira (14), e vale para instituições públicas e privadas.
A medida está baseada em parecer da Secretaria Municipal de Saúde e leva em consideração a diminuição da circulação viral, surtos e novas internações por Covid-19. A prefeitura segue atenta ao cenário epidemiológico e observa as variações de indicadores para as tomadas de decisões.
A última atualização quanto ao uso de máscaras em Porto Alegre foi em 20 de dezembro de 2022 com a publicação do decreto nº 21.790.
Recomendação para uso de máscara:
Instituições de Longa Permanência de Idosos;
Estabelecimentos públicos e privados destinados à prestação de serviços em saúde;
Pessoas que apresentem sintomas respiratórios ou de doenças com transmissão por via respiratória, em qualquer estabelecimento de assistência à saúde, seja público ou privado, bem como vias públicas e espaços compartilhados;
Gestantes;
Pacientes vulneráveis, como imunodeprimidos, em tratamento de doenças oncológicas e com doenças crônicas.
Fonte: O Sul
Comments