![Foto: Carta Capital](https://static.wixstatic.com/media/d91406_3888664c4c67455ab15d2276dab3b6ff~mv2.avif/v1/fill/w_700,h_466,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/d91406_3888664c4c67455ab15d2276dab3b6ff~mv2.avif)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, nesta quarta-feira 12, uma conversa por telefone com o presidente da Rússia Vladimir Putin. A ‘longa conversa’, disse o republicano, serviu para dar início a negociações de paz com a Ucrânia.
Durante o telefonema, que segundo o governo russo durou mais de 1 hora, Putin se comprometeu a visitar os EUA e Trump disse que pretende ir à Rússia. As datas e detalhes de como se darão as duas viagens não foram divulgadas. Trump tratou do telefonema na sua rede social, a Truth Social, enquanto Putin comentou o tema via pronunciamento do seu porta-voz oficial.
“Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as nações um do outro. Também concordamos em fazer com que nossas respectivas equipes iniciem as negociações imediatamente e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo da conversa”, escreveu Trump na Truth Social.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou o teor da ligação e disse que, na conversa, “o presidente russo convidou o presidente americano a ir a Moscou e disse estar disposto a receber responsáveis americanos na Rússia”, inclusive no contexto dos esforços de paz para a Ucrânia.
Putin, vale lembrar, tem um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional. Trump, porém, tem sinalizado não reconhecer a validade das decisões da Corte Internacional.
Zelensky, minutos depois da mensagem postada por Trump, confirmou ter recebido uma ligação do republicano com informações sobre a conversa entre o presidente dos EUA e Putin. No entendo, nenhum dos três envolvidos forneceu detalhes sobre como se darão as negociações de paz.
Fonte: Carta Capital
Comments