top of page

Tropas russas matam prefeito e assessores de cidade próxima à capital da Ucrânia


Soldados ucranianos caminham em cidades vizinhas à Kiev | Imagem: Roman Pilipey/EFE

A agência ucraniana Ukrinform divulgou nesta segunda-feira que o prefeito de Gostomel, Yuriy Prylypko, foi assassinado pelas tropas russas. Também morreram no ataque dois de seus assessores.


O Conselho Rural de Gostomel, cidade a noroeste da capital, Kiev, confirmou a informação. “O chefe da comunidade de Gostomel, Yuriy Ilyich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes, confortando pessoas atormentadas e desesperadas. Para isso, os ocupantes o mataram a tiros, junto com seus companheiros de armas Ruslan Karpenko e Ivan Zoria", disse o comunicado.


A agência informa que Prylypko não se escondeu. "Ele poderia ter suportado os ataques em um porão, e ninguém o culparia por isso."


“Mas as pessoas esperavam por ele, viam nele esperança, acreditavam nele. Então ele fez sua escolha. Morreu pela comunidade, morreu por Gostomel, morreu como herói. Memória eterna e nossa gratidão”, escreveu o conselho.


No domingo, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, concedeu o título de “Cidade Heroína” a seis regiões e vilas ucranianas, incluindo Gostomel, que estariam se defendendo bravamente dos invasores russos.


Fonte: Correio do Povo

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page