top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Tramandaí busca revitalizar Ginásio Gigantinho em parceria com a iniciativa privada

Imagem: divulgação/ Prefeitura de Tramandaí.

A cidade de Tramandaí, no Litoral Norte, pode ganhar de volta um de seus principais espaços culturais e esportivos. Inativo desde 2020 e interditado pelo Corpo de Bombeiros devido a problemas estruturais, o Centro de Cultura e Lazer Tenente Marino Dias de Oliveira, conhecido como Gigantinho, é o alvo de um projeto de restauro e concessão lançado pela prefeitura em parceria com o governo estadual.


O plano, apresentado neste sábado (11), prevê a reforma do ginásio, construído em 1980, e a retomada de sua função como palco de eventos culturais e esportivos. A iniciativa está vinculada ao Programa Impulsiona RS", que busca incentivar parcerias público-privadas para fomentar o desenvolvimento regional.


O Gigantinho de Tramandaí, apelidado em referência ao ginásio homônimo do Internacional, em Porto Alegre, foi durante décadas o centro de grandes eventos da região, mas permanece fechado há mais de três anos. Agora, a proposta é revitalizar o espaço com recursos privados, em uma tentativa de devolver à população o acesso a atividades de lazer e cultura.


Durante a cerimônia, que contou com a presença do governo em exercício Gabriel Souza, foi anunciada ainda a abertura do edital para a duplicação da ERS-786, conhecida como avenida João de Magalhães. A via é considerada uma das principais ligações da cidade e sofre com o tráfego intenso, especialmente durante a alta temporada.


Souza destacou que a concessão do ginásio pode trazer benefícios diretos à comunidade, possibilitando a realização de eventos e shows que movimentam a economia local. "Em alguns casos, podemos contar com a parceria da iniciativa privada para qualificar esse atendimento. Com a concessão do ginásio de Tramandaí, vamos ter avanços e benefícios para todos, com a volta dos shows, eventos culturais e sociais. É uma forma de estarmos mais próximos de forma mais eficiente", disse.


Já o secretário estadual da Reconstrução, Pedro Capeluppi, reforçou a importância do Impulsiona RS para viabilizar investimentos em municípios com dificuldades financeiras. “Estamos entregando aqui um primeiro produto, que é uma análise de viabilidade da parceria público-privada do ginásio, tão importante para Tramandaí. Esse governo valoriza a iniciativa dos municípios na busca de soluções de problemas locais e o Impulsiona tem justamente o intuito de colaborar com os municípios para que construam essa autonomia”, explicou o secretário estadual.


O projeto do Gigantinho será debatido com a população antes de ser implementado. Entre os próximos passos estão a análise de custos e a formulação do edital que oficializará a parceria com a iniciativa privada.

0 comentário

Comments


Digital - Blogs e Portais_Jornal Start - 980x135px (4).png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page