Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi inaugurado na última sexta-feira (18) o Coworking POA – um novo espaço colaborativo do Tecnosinos no Câmpus Porto Alegre da universidade. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Márcio Biolchi, autor da emenda parlamentar que viabilizou o projeto, do reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, e do gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, além de docentes e técnicos da universidade.
O Coworking POA tem como objetivo promover o desenvolvimento da região ao conectar startups, empresários e profissionais ligados ao ecossistema de inovação. “O espaço é um ponto de encontro para as pessoas conversarem, trocarem conhecimento informal e fazerem negócios, pois nós queremos promover o desenvolvimento da região", destacou Silvio Bitencourt. Ele também ressaltou a função do coworking como uma "ponte" que conecta o ecossistema de inovação da Unisinos, startups da Unitec e outros empresários, fortalecendo a rede de colaboração entre São Leopoldo, Gravataí, Canela e Porto Alegre.
Para o deputado Márcio Biolchi, o espaço simboliza uma conexão entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. "Este novo espaço, por mais singelo que pareça perto de tudo o que já foi feito pela instituição, é o elo entre universidade e a vida lá fora. A vida real", afirmou o parlamentar, enfatizando a importância de um local que oferece acesso à tecnologia, conhecimento e interação humana.
O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, celebrou a inauguração como um marco para o que a universidade pretende desenvolver em Porto Alegre, similar ao que já vem sendo realizado em São Leopoldo com o Tecnosinos. “A Unisinos, pela responsabilidade jesuíta que temos, valoriza a pessoa humana e vai além de valorizar apenas o negócio”, disse Mariucci, destacando o compromisso da instituição com a integração entre universidade, sociedade e mercado.
O Coworking POA já está em funcionamento e pretende ser um espaço estratégico para impulsionar a inovação e os negócios na Capital gaúcha.
Comments