Tarde no Museu do Rio é opção de lazer no domingo
- Andressa Deuner
- 21 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Quem está com o cartão de vacina contra a covid-19, pode aproveitar para passear no Museu do Rio (rua da Praia, 52, Rio dos Sinos), no domingo, 26 de setembro. O tradicional espaço de cultura e educação ambiental de São Leopoldo apresentará o evento “Tarde no Museu do Rio”. Das 14h às 19h será possível conferir a exposição Vozes do rio; aproveitar a gastronomia de food-trucks; conferir as opções de uma feirinha de artesanato e curiosidades, além das atrações musicais com Cris Adeli, Cristiano Barba Ruiva e Nenê Garcia. O evento também contará com a oficina de arte de Klau Brentano. A atividade seguirá todos os protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscara e o acesso permitido somente para quem esteja com a carteira de vacinação contra a covid-19 em dia.
A realização é da Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), da Secretaria de Saúde (Semsad) e da Associação de Esporte e Cultura (Alec).
Museu revitalizado novo paisagismo
O Museu do Rio dos Sinos passou por um processo de revitalização. Depois do processo de revitalização da estrutura do prédio do Museu do Rio, agora a Semmam está realizando a implantação do paisagismo no entorno da edificação. A ideia é compor a paisagem do museu com plantas, que além de embelezar tornam mais atrativo o local. Foram observadas os vegetais mais adequados de acordo com os principais aspectos como a quantidade de luz solar e o espaço disponível para o cultivo, oriundos de compensação ambiental da instalação de empreendimentos licenciados pelo município.
Estão sendo usadas plantas de espécies nativas do Brasil e, também, plantas ornamentais que apresentam características relacionadas com a harmonia paisagística, além de plantas atrativas para aves e insetos polinizadores. Dentre os exemplos de espécies nativas projetadas, estão as lantanas, algumas bromélias, manacás de cheiro, verbenas, dipladenia, helicônia, farroupilha, lanterninha, brinco de princesa, coqueiro jerivá e butiazeiro (um indivíduo oriundo de transplante vegetal de uma área licenciada. Também são usadas plantas ornamentais para atração de polinizadores, como a flor-de-mel, o camarão-amarelo e as cuféias. Gerânios e sunpatiens são exemplos de espécies ornamentais de floração permanente e com simbologia relacionada à cultura germânica. O projeto foi iniciado e será executado por etapas, considerando a sazonalidade e as características do local e das espécies selecionadas.
Fonte: PMSL
Comments