O Senado da Tailândia aprovou nesta terça-feira (18) a leitura final de uma lei de igualdade matrimonial, abrindo caminho para que o país se torne o terceiro território da Ásia a reconhecer casais do mesmo sexo, depois do Nepal e de Taiwan.
A lei ganhou o apoio de quase todos os legisladores da Câmara Alta e será enviada ao palácio para aprovação real. A lei entrará em vigor 120 dias após a sua publicação no Diário Real.
Os defensores LGBTQ+ consideraram a medida um “avanço monumental”, pois tornaria a Tailândia o primeiro país do Sudeste Asiático a promulgar legislação sobre o tema.
A Tailândia já é conhecida pela sua vibrante cultura e tolerância LGBTQ+, o que a torna um destino popular para turistas.
“Isto sublinharia a liderança da Tailândia na região na promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero”, afirmou a Comissão da Sociedade Civil para a igualdade no casamento, ativistas e casais LGBTI+.
O projeto de lei é o resultado de mais de uma década de esforços de ativistas e políticos, depois de projetos anteriores não terem chegado ao parlamento.
No início de junho, milhares de foliões e ativistas LGBTQ+ realizaram um desfile pelas ruas de Bangkok e se juntaram à primeira-ministra Srettha Thavisin, que vestiu uma camisa arco-íris para celebrar o Mês do Orgulho.
Fonte: CNN Brasil
Comments