top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

Síndrome vasovagal: conheça a síndrome que teria feito Pazuello deixar CPI da Covid-19


Ex-ministro Eduardo Pazuello se sente mal na CPI da Covid-19

BRASÍLIA: de acordo com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico e também faz parte da CPI da COVID, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello deixou a sessão desta quarta-feira (19/5) após sofrer uma síndrome vasovagal, que acarreta, entre outros sintomas, perda transitória de consciência e diminuição da pressão arterial. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do próprio Ministério da Saúde, a síndrome vasovagal é causada pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. O desmaio é comum nesses casos, por causa da diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, na região da nuca.

Pessoas acometidas pela síndrome também costumam sentir fraqueza, transpiração, palidez, calor, tontura, dor de cabeça, entre outros sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, ambientes fechados ou aglomerados e ansiedade são fatores determinantes para causar o problema.


Para evitar a queda da pressão arterial, profissionais de saúde costumam receitar medicamentos, mas não há um tratamento específico para a síndrome vasovagal, a não ser cuidados comportamentais, como evitar ficar ansioso e não frequentar locais em que possam provocar tal sentimento. Ainda segundo o Ministério da Saúde, grandes emoções podem levar quem tem a síndrome a desmaiar.


0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page