Um dos maiores eventos esportivos do Rio Grande do Sul está de volta. Realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec), o São Léo Open de Tênis, que integra o Circuito Banco BRB/ENGIE de tênis profissional, vai ser realizado de 24 a 31 de março, na sede do São Leopoldo Tênis Clube. O torneio foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (2).
Durante o lançamento, o prefeito Ary Vanazzi destacou que o incentivo que o poder público fornece ao esporte têm ênfase nos trabalhos sociais para a juventude. "O incentivo ao tênis faz parte de um conceito de política pública voltado a oportunizar a todas as pessoas”, comentou.
O diretor da quadra de esportes do São Léo Open, José Carlos Ferreira Júnior, explicou algumas características do São Léo Open de Tênis. “O torneio recebe atletas do mundo todo. É o maior evento esportivo de São Leopoldo e um dos maiores do Estado. De tênis é o maior [torneio] disparado do estado”, ressaltou Júnior ao lembrar que a retomada do projeto aconteceu durante a gestão do prefeito Vanazzi.
O campeonato fará parte do calendário do Bicentenário da Imigração Alemã e terá entrada gratuita para todas as partidas.
Mais educa tem projeto voltado ao tênis
A popularização do tênis é um dos desafios para aqueles que almejam tornar a modalidade mais acessível. Com esse objetivo, o secretário de Educação, professor Ricardo Luz, destacou que o tênis em São Leopoldo conta com um elemento fundamental para a democratização do esporte. “O programa dá a oportunidade para as crianças das escolas municipais construírem o seu presente e refletir o futuro. O esporte gera disciplina, fortalece e desenvolve a humanização”, frisou o professor.
Através do programa Mais Educa, a parceria da Prefeitura com o São Leopoldo Tênis Clube trouxe crianças do contraturno escolar para as quadras. Cerca de cem crianças de três escolas municipais – Emef’s Paul Harris, Castro Alves e São João Batista – participam ativamente das aulas de inicialização ao tênis com os professores Rafael Dalri e Rodrigo Polidori.
Dalri comentou que o processo inicial conta com brincadeiras e atividades lúdicas para despertar o interesse dos jovens. “A partir daí, conseguimos fazer uma seleção com aqueles que mais se destacaram e que mais tiveram vontade de seguir praticando o esporte. Essa parceria com o poder público é importante para dar oportunidade aos pequenos talentos que têm na cidade”, abordou.
O estudante da Emef Paul Harris, Luis Franzen, de 11 anos, falou que está amando participar do projeto. "Estou amando participar do programa. Sempre gostei de esportes, comecei praticando futebol e vôlei. Hoje o tênis é meu esporte favorito”, confessou. Manoela da Luz Conceição, de 10, da Emef São João Batista, também já fazia outras atividades físicas. “Eu participava de competições de ginástica artística e quando surgiu essa parceria pedi para meus pais darem um jeito de me inscrever”, afirmou.
Luis e Manoela participaram da solenidade junto aos outros colegas da turma de tênis do contraturno escolar.
Fonte: PMSL
Comentários