O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e representantes das entidades tradicionalistas do município lançaram a programação da Semana Farroupilha. O prefeito também assinou o decreto municipal n.º 9.933, que estabelece a exigência da comprovação da vacina contra a covid-19 para os participantes e os protocolos para as festividades.
Ary Vanazzi destacou o trabalho transversal do município, envolvendo as secretarias do governo e a sociedade civil para viabilizar a organização da celebração da Semana Farroupilha em São Leopoldo. “Pela primeira vez fizemos um debate dentro do cenário da pandemia de construir coletivamente uma atividade cultural, ao ar livre, dentro do tema para vacinados. Estamos fazendo este movimento graças ao acordo que fizemos com as entidades. Cabe ao município fiscalizar e os organizadores seguirem as normas estabelecidas”, afirmou Vanazzi. O prefeito ressaltou a importância da realização das atividades com segurança para o município seguir avançando e retomar as atividades em todos os setores da sociedade.
Semana Farroupilha homenageia Anita Garibaldi
O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, destacou que a Semana Farroupilha comemora os 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi, por cumprir um papel importante na Itália, e no Rio Grande do Sul durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). O secretário enfatizou a importância simbólica, histórica, política e cultural da data para o Estado.
A celebração, segundo Vasconcellos, também faz parte do Ano do bicentenário de Anita instituído pelo Governo do Estado com programações em vários municípios do Estado. De acordo com Vasconcellos, a programação local será de 12 a 20 de setembro e deve contemplar atividades virtuais e presenciais seguindo todos os protocolos para que as pessoas possam confraternizar e realizar as atividades culturais na Semana Farroupilha com segurança.
O presidente da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (Agap), Paulo Leite, enfatizou que as estruturas estão sendo organizadas com segurança para a realização da Semana que inicia no dia 12 de setembro. O acendimento da Chama Crioula no Parque do Trabalhador está previsto para às 16h.
O presidente da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), Claudionei Scherer, também reforçou a importância da vacina e afirmou que as entidades seguirão o exemplo da Prefeitura agindo com toda responsabilidade para realização de uma semana segura. A programação da ATGF inicia no dia 12 de setembro, às 19h, com o acendimento da chama e o encerramento será no dia 20 de setembro.
Vacina e protocolos
O secretário de Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison, apresentou os dados positivos no combate à pandemia no município e ponderou que a exigência da vacina é uma forma de evitar que as pessoas se contagiem com a covid-19. Frison alerta que as medidas de segurança são necessárias devido à variante delta - embora não tenha sido registrada no município-, devido à pandemia que não se extinguiu e a imunização que ainda não alcançou toda a população.
“Por estes fatores a gente quer levar as coisas pelo signo positivo. A exigência da vacinação é mobilizadora da sociedade para que as pessoas regularizem sua situação e isto dá segurança para as pessoas, para a gente fazer a celebração neste momento importante para nossa cultura”, ressaltou. O secretário também colocou a Semsad à disposição para realizar a vacinação nos CTGs.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, apresentou os protocolos definidos para que ocorram as festividades e salientou que houve a construção entre governo e entidades para realização da Semana Farroupilha sem perder o que já foi construído até o momento para a prevenção da covid-19.
Para participar das atividades da Semana Farroupilha em São Leopoldo será necessária a comprovação da vacina contra a covid-19 com a apresentação da Carteira Nacional de Vacinação. Quem optar pelo documento digital emitido pelo aplicativo ConecteSUS deverá apresentar via aparelho smartphone. O decreto abrange as programações no Parque do Trabalhador, no acampamento da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria ou outro local análogo.
O funcionamento dos galpões e demais edificações observará os protocolos de atividade para restaurante, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, do Anexo Único do Decreto Municipal 9.928, de 30 de agosto de 2021, que deu nova redação ao Decreto 9.890, de 29 de junho de 2021.
Presenças no ato
Também participaram do ato, a 1ª Prenda, Yasmim Bandeira, e o patrão do CTG Tapera Velha, Jaime Coelho, representando a 12ª Região Tradicionalista; o patrão do CTG Apparício Silva Rillo, Juraci; o vice-patrão da AGAP, Leandro Padilha; o diretor do Parque do Trabalhador, Gerson de Souza e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Jaime Fontoura.
Fonte: PMSL
Comentarios