Diversos municípios do Rio Grande do Sul afirmam que a remessa da CoronaVac, entregue pelo governo do estado, nesta quarta-feira (19), não será suficiente para completar a segunda dose de quem está com a imunização atrasada.
A manifestação das prefeituras contraria o exposto pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), no domingo (16). Na ocasião, a pasta afirmou que a quantidade entregue nesta semana seria capaz de garantir o reforço vacinal de quem tinha tomado a primeira dose da CoronaVac.
Em nota divulgada nesta quarta, a SES reforçou seu posicionamento, dizendo que, "matematicamente", distribuiu doses suficientes aos municípios. De acordo com o governo do estado, 1.650.580 doses da CoronaVac foram destinadas à segunda aplicação, aproximadamente 3 mil a mais do que o enviado para a primeira dose.
O governo do estado orienta que as vacinas sejam aplicadas tão logo seja possível e que as prefeituras façam o registro Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
Em São Leopoldo, há 5,2 mil pessoas com doses em atraso e 4.680 doses entregues no último lote. Segundo o município, vão faltar em torno de 520 doses para garantir o reforço da CoronaVac a todos.
A cidade de Sapucaia do Sul diz ter 5,3 mil pessoas em atraso. Entretanto, o município só receberá 2.880 doses.
Em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal da Saúde diz que as 5,2 mil doses recebidas nesta quarta não serão suficientes para zerar a fila de pessoas que aguardam o imunizante na cidade. A prefeitura não informou quantas doses faltam.
A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre afirma que, mesmo com a entrega de 37.590 doses, conforme a SES, não será possível completar a imunização de quem está com o reforço atrasado.
Região Norte
A cidade de Erechim recebeu 2.260 doses. Segundo a prefeitura, cerca de 3 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso.
Em Passo Fundo, são 3,9 mil pessoas que precisam tomar a segunda dose, de acordo com a prefeitura. Todavia, o município recebeu 3.760 doses.
Região Sul
A chegada de 8.520 doses da CoronaVac em Pelotas não será suficiente para fechar o esquema vacinal, conforme a Vigilância em Saúde do município. A prefeitura estima que faltariam cerca de 10 mil doses para concluir a imunização dos idosos, mesmo com a chegada da nova remessa.
Região da Serra
O município de Bento Gonçalves necessita de 3,7 mil doses, segundo a prefeitura, mas recebeu um lote com 2.470 doses.
留言