top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

São Leopoldo promove ações emergenciais de combate ao frio na região


O Crepar e Centro Pop ampliarão as vagas de 41 para 60. |Fotos: José Luís Zasso/PMSL

Em razão do frio que se aproxima da região, a Prefeitura de São Leopoldo lança plano emergencial para atendimento de pessoas em situação de rua e famílias residentes das áreas de maior risco e exposição ao frio na cidade. A reunião realizada no Gabinete do Prefeito nesta segunda-feira, 26 de julho, reuniu representantes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Desenvolvimento Social (SDS), Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e Saúde (Semsad).

A partir de terça-feira, 27, até a próxima segunda, 1º de agosto, será realizada readequação temporária dos serviços ofertados no Centro Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar) e Centro Pop, ampliando as vagas de 41 para 60. O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estará nas ruas das 19h às 23h neste mesmo período, buscando realizar um trabalho de convencimento às pessoas em situação de rua a acessarem o serviço institucional ofertado pelo município. Aqueles que possuem animal de estimação poderão levar o pet junto aos serviços durante este período.


Conforme explicou o titular da SDS, Fábio Bernardo, mesmo nos dias de maior frio deste inverno, as vagas no Crepar e Centro Pop não ultrapassaram a média de 35 ocupadas. “Se for necessário, poderemos ampliar ainda mais, além das 60 que até segunda-feira iremos disponibilizar”, reforçou.


As equipes de abordagem social desempenham escuta qualificada e sempre respeitam o desejo individual de as pessoas acessem ou não. Para aqueles que optarem por permanecer na rua, será distribuído cobertores e alimentação quente no período determinado das ações emergenciais.


Para atendimento às comunidades de grande risco social e exposição ao frio, será distribuída às iniciativas comunitárias mapeadas pela SDS em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a quantidade de 150 quilos de alimentos, a fim de que os espaços de preparação de alimentos possam ofertar jantas quentes à noite.


Além disso, através dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 725 famílias estão recebendo cestas básicas de uma doação realizada pelo Governo do Estado. A ação atende as pessoas ainda não beneficiadas por nenhuma outra ação, como Rede de Ação Solidária, entrega de Kits de Alimentos da Smed e demais iniciativas.


Através dos Cras, as pessoas cadastradas também poderão receber cobertores. Para atender aquelas de maior risco, o critério seguido vai priorizar as famílias com maior número de crianças.


“Garantindo local de acesso às pessoas em situação de rua e comunidades mais vulneráveis de São Leopoldo, distribuindo cobertores e roupas, bem como garantindo segurança alimentar e atendimento à saúde em caso de complicações de saúde como hipotermia, a cidade se prepara e se previne contra o frio”, reforçou o secretário Fábio Bernardo.


O coordenador técnico da Defesa Civil leopoldense, Fabiano Camargo, esclareceu que o frio intenso que vai acometer a região retrata o inverno comum no Rio Grande do Sul. As informações podem ser conferidas nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual que divulgou a previsão do clima na região. “É possível conferir no posicionamento da Defesa Civil Estadual que o prognóstico do clima é o esperado para um inverno normal aqui no sul”, explicou.


O prefeito Vanazzi alertou a população contra as fake news disseminadas nas redes sociais e reforçou a importância de sempre buscarem informações nos canais oficiais. “Estamos aqui buscando alternativas a prevenção dessa onda de frio que vai acometer toda a região e vamos garantir através delas, local de acesso e proteção contra o frio às pessoas em situação de rua e comunidades mais vulneráveis de São Leopoldo”, salientou Vanazzi.


“Vamos nos reunir com a sociedade civil para pensar estratégias que serão executadas ao longo desta semana, em prol de garantirmos segurança alimentar, cobertas e roupas a quem precisa. A solidariedade precisa ser maior que o frio”, disse Fábio.


Banco do Agasalho


As pessoas podem retirar doações de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 14h, no Banco Municipal do Agasalho. O banco fica localizado na Sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach.


Defesa Civil


É possível reportar situações de risco junto a Defesa Civil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, nos telefones 51 2200-0633, 51 99327.5609, 51 98924.7852 ou no 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page