![Foto: divulgação/PMSL](https://static.wixstatic.com/media/d91406_f3b35f8ba3f540d3b36bc6b870f30634~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/d91406_f3b35f8ba3f540d3b36bc6b870f30634~mv2.jpeg)
SÃO LEOPOLDO: um dos problemas urbanos mais graves dos dias atuais, deverá nas próximas semanas, mobilizar a administração municipal e outros setores responsáveis pela situação. A Prefeitura municipal, em parceria com a RGE, operadoras de telefonia e internet, Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos e Defesa Civil estão em tratativas para uma operação conjunta com objetivo de retirar fios que causem risco ou em desuso nos postes da cidade.
A iniciativa, que visa eliminar perigos à população, reduzir a poluição visual e organizar a infraestrutura urbana, teve um teste piloto nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, na região entre a Praça do Imigrante e a esquina da Rua São Joaquim, zona central da cidade.
Durante a ação, batizada de "Operação Postes Risco Zero", foram recolhidos aproximadamente 100 kg de fios e outros materiais que estavam soltos ou sem utilidade. A equipe técnica da RGE, com o apoio de servidores municipais, trabalhou das 9h às 14h para limpar e organizar os postes, eliminando riscos a transeuntes e veículos. O resultado foi a desobstrução completa da área, com a retirada do que era considerado "lixo" da rede elétrica e de comunicação.
Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, representantes da Defesa Civil, Semurb e outros setores da prefeitura se reunirão para planejar a expansão da operação para toda a cidade. O objetivo é atender o município de forma integral o mais breve possível, trabalhando por regiões. “É muita coisa e muito trabalho pela frente. Teremos de trabalhar por regiões e vai demandar algum tempo. Mas faremos o que não foi feito por nenhuma gestão anterior”, destacou o superintendente da Defesa Civil de São Leopoldo, coronel Márcio Uberti Moreira.
A operação deverá ser uma ação há muito esperada pela população e um enfretamento a um problema crônico e recorrente em São Leopoldo e na maioria das grandes cidades, onde a proliferação de fios em postes gera riscos à segurança e compromete a estética urbana.
FONTE: SCOM/PMSL
Comments