top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

São Leopoldo: Prefeitura e Neabi/Unisinos articulam a criação da Bibliotecafro


Adriângela Cabral da Silva, apresentou o projeto para a chefe de Ações Culturais da Secult, Luisa Gonçalves/Foto: divulgação/PMSL

SÃO LEOPOLDO: a Prefeitura de São Leopoldo por intermédio do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos estão articulando a criação da Bibliotecafro Educação e Equidade Étnico-racial com acervo digital e disponibilização de acesso para a comunidade.


O projeto tem uma característica de transversalidade e deve ter o apoio das secretarias municipais de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e de Educação (Smed).


A chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral da Silva, apresentou o projeto para a chefe de Ações Culturais da Secult, Luisa Gonçalves, na manhã desta quarta-feira, 11 de agosto. “O objetivo é incorporar uma nova perspectiva na análise das origens da diversidade cultural que marca nossa sociedade, oferecendo um fonte de consulta para pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral”, afirma.

Segundo Adriângela Cabral, o projeto da Bibliotecafro surgiu pela identificação da necessidade de alunos que estavam concorrendo a bolsas da pós-graduação e quando começaram suas pesquisas tiveram dificuldade de encontrar uma bibliografia que pudesse embasar algumas temáticas. “Percebi que precisaríamos fazer o caminho inverso, não apenas o ingresso de um pequeno grupo na universidade, mas o rompimento dos muros das instituições para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento”, salienta. Adriângela explica que inicialmente a Bibliotecafro deve ter o acesso disponibilizado para a rede municipal de ensino e posteriormente para toda a comunidade. As proponentes também estão buscando recursos audiovisuais para a acessibilidade.

“A Bibliotecafro vem nesta perspectiva de fomentar esse diálogo entre as relações étnico-raciais e ela também traz vários temas, principalmente traz esta perspectiva de divulgação das obras de autores negros”, destacou.

O projeto foi idealizado pela chefe do Departamento de Igualdade Racial da SEDHU, Adriângela Cabral da Silva, a coordenadora do Neabi, professora-doutora, Adevanir Aparecida Pinheiro e a acadêmica Ana Luzia dos Santos Rosa.


Fonte: SCOM/PMSL



0 comentário

댓글


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page