São Leopoldo esteve representado na 6ª Conferência Estadual de Cultura, realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e teve quatro delegados eleitos para o Congresso Nacional: dois do Poder Público (Alice Bemvenuti e Marco Fillipin); e dois pela sociedade civil (Gabriela Frison e Rose Winter).
A programação do evento contou com painéis, palestras e grupos de trabalho temáticos, com o propósito de debater e auxiliar na construção de políticas públicas para a área cultural do Rio Grande do Sul.
O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) como preparação para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, responsável pela revisão do Plano Nacional de Cultura, que orienta o poder público na formação de políticas culturais. O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, falou sobre a importância das conferências nas discussões da formatação do novo Plano Nacional de Cultura que direciona as políticas públicas na área cultural para os próximos 10 anos.
“O encontro é um momento importantíssimo para atualização de práticas e conceitos, excelente oportunidade de debates sobre as políticas de cultura e, sobretudo, um espaço que exige, de todos participantes, o exercício incansável da democracia”, reforça o secretário-adjunto da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) da cidade , Jari da Rocha.
Os debates da Conferência Estadual de Cultura envolveram seis eixos: institucionalização; marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; direito às artes e linguagens digitais.
“Este é o primeiro encontro estadual da Cultura pós-pandemia. Uma oportunidade de encontros e reencontros de gestores e agentes culturais para troca de saberes, experiências e ideias. É um momento riquíssimo no sentido de seguir com as construções das políticas culturais nas esferas municipais, estadual e federal”, ressalta o coordenador do Sistema Municipal de Cultura, Marco Fillipin.
O evento encerrou com a eleição de 29 delegados (18 haviam sido eleitos nas conferências temáticas). Os delegados irão participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”. A conferência acontecerá em Brasília, de 4 a 8 de março. No total, o Rio Grande do Sul terá 47 delegados na Conferência Nacional.
Fonte: PMSL
Comments