A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), por meio do Departamento de Arborização Urbana (DAU) e do Viveiro Municipal, realizou a entrega de 431 mudas de árvores frutíferas e de sombreamento para plantação em casas dos cidadãos, até setembro de 2021. Também, atuou na doação de mais de 350 árvores para praças e avenidas.
O processo de entrega de mudas aos munícipes é realizado junto ao Viveiro Municipal, localizado junto ao Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina (avenida Imperatriz, número 900, bairro Pinheiro), onde o morador pode solicitar a entrega de até três mudas por endereço. Após a solicitação, será avaliado por profissionais o local desejado, podendo haver sugestão de melhor lugar para a plantação, e, também, o fornecimento de dicas para o bem-estar da planta.
O secretário da Semmam, Anderson Etter, comentou que o objetivo é arborizar espaços propícios para receberem árvores e incentivar a população para essa prática. “Queremos incentivar a população a plantar mais árvores e praticar mais a sustentabilidade. Dentre as melhorias que uma árvore pode trazer estão na qualidade de ar, contribuição com a diminuição da temperatura, sensações térmicas mais frescas, diminuição da poluição sonora, além de deixar o espaço com aparências mais agradáveis. Também pedimos a colaboração da comunidade para o zelo com as mudas evitando a depredação para que as árvores possam crescer e cumprir o seu papel no ambiente”, destacou Etter.
O diretor de Fiscalização Ambiental (DFA), Eduardo Ernesto Mattes, ressalta os cuidados observados para que o plantio seja o mais adequado. “Fomentamos o plantio de árvore planejado, para que, ao longo do tempo, ela não cause conflitos com a fiação elétrica e de telefonia e com a tubulação de esgoto sanitário e fornecimento de água, devido aos galhos e raízes”, diz. Além disso, o diretor comenta os empecilhos encontrados pelo serviço público com uma árvore plantada em uma local inadequado. “Os custos de manutenção dessa arborização mal planejada são muito elevados, pois isso visamos o plantio adequado de cada tipo de árvore”, salienta.
Ao todo, a Semmam já efetivou a doação de mais de 700 mudas ao município, unindo doação aos moradores e plantação em praças e avenidas. A secretaria, até o momento, plantou 350 mudas, sendo 95 colocadas na avenida Dom João Becker, no bairro São Miguel, e 29 na avenida Thomas Edson, no bairro Campina. Além disso, 60 mudas foram plantadas na avenida Atalíbio Taurino de Resende, no bairro Arroio da Manteiga, em uma ação conjunta com a Unimed, e 13 na Praça do Horto Florestal, no bairro Duque de Caxias, com apoio da comunidade e do gabinete do vereador Fabiano Haubert (PDT). No Campo do Alfa (rua Eugênio Emílio Daudt, número 65, bairro Feitoria) foram plantadas 153 árvores.
A secretaria também realizou a plantação de 116 árvores em praças do município, em um trabalho de cooperação com a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), divididas em: 37 mudas na praça Cojavit, no loteamento Cojavit, 19 na praça do Escritores, e 32 na praça Jardim Cora, ambas no bairro Feitoria. Na Praça Manoel Viana, no bairro Campina, foram plantadas 28 árvores.
Mattes explica as vantagens da arborização urbana para o município. “São benefícios ecológicos, como abrigo para fauna, além de combater a erosão do solo, absorção de água no solo e pela planta. As árvores protegem os centros urbanos contra os efeitos do clima e os impactos de temporais e ajudam a combater a poluição sonora em grandes centros urbanos, e, também, funciona como filtro para a qualidade do ar”, finaliza o diretor.
O DAU disponibiliza o contato por whatsapp pelo número 3588 6446 para consultacs de protocolo, das 8h às 14h. Para solicitar os serviços da Superintendência de Revitalização Urbana o contato deve ser feito pelos canais oficiais da prefeitura: telefone 156 ou email: ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br.
Fonte: PMSL
Commentaires