top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

São Leopoldo inicia aplicação de vacina contra a dengue para crianças entre 10 e 14 anos


Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

Esta sexta-feira (21) marcou o início de uma nova etapa no combate ao vírus da dengue em São Leopoldo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cohab Duque, Centro do Idoso, Imigrante, Rio Branco e Scharlau passaram a oferecer a vacina para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal recomendado é de duas doses com intervalo de três meses. Quem eventualmente tenha se contaminado, deve esperar 6 meses contando o fim dos sintomas.


Nascidos juntos, vacinados juntos. Os irmãos gêmeos Pietro e Talles Rodrigues, de 10 anos, foram os primeiros a se imunizar na UBS Cohab Duque. Moradores do bairro Rio dos Sinos, eles foram trazidos pelo pai André Rodrigues, que não escondia o orgulho dos filhos e o alívio com a dose de proteção. “Aguardamos ansiosamente por esse momento, diante dos inúmeros casos e agora com as cheias. Meus filhos gostam de brincar no pátio de casa, ao ar livre. A vacina nos traz mais tranquilidade”, revelou.


Os irmãos receberam um abraço do prefeito Ary Vanazzi, que acompanhou de perto o início dos trabalhos. “Evidentemente, a saúde é um assunto importante nesse momento pós-enchente e ainda com muita chuva, pois 40 mil residências foram prejudicadas e isso gera um efeito rebote. Toda semana estamos reabrindo unidades e reforçando as equipes. Temos que remotivar as pessoas a procurarem os imunizantes e o papel dos servidores é fundamental no diálogo com a população”, salientou.


Para a vacina chegar no braço dos primeiros leopoldenses, o prefeito Vanazzi foi até o Ministério da Saúde solicitar o repasse ainda no dia 10 de abril. O pedido foi reforçado no dia 26 de abril através de ofício.


O secretário da Saúde, Julio Dorneles, explica que a doença era característica das regiões de clima mais quente do país. No entanto, há três anos, vem ocorrendo de forma recorrente no Rio Grande do Sul. “Foi esse argumento que usamos junto ao Ministério da Saúde e felizmente tivemos o pedido aceito. Nossa cidade foi a primeira a requisitar e esperamos que agora entre definitivamente para nosso calendário”, destacou.


O município recebeu 3,3 mil doses do imunizante Qdenga, fabricado pela japonesa Takeda e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Já a UBS Rio Branco registrou grande procura desde o início da tarde. A dentista Ivani Wuttke aproveitou um intervalo na agenda para levar o filho Lucas Wuttke e o sobrinho Guilherme Wuttke, ambos de 11 anos, na unidade. Moradora do Morro do Espelho, Ivani não se descuida quando o assunto é prevenção. “Fiquei sabendo pelas redes sociais da Prefeitura e trouxe logo os dois. Tem que prevenir, a doença é muito pior”, afirmou. Após receber a dose, o protocolo indica a espera de 15 minutos na unidade para acompanhamento. “É bem tranquilo, nem percebi que tinha feito. A enfermeira foi muito rápida”, assegurou Guilherme, contando os minutos para ir para casa protegido.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page