SÃO LEOPOLDO: com o objetivo de identificar o perfil de quem já atua junto à Prefeitura Municipal de São Leopoldo e ainda fomentar novas oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar em parceria com o Poder Público, o Sebrae RS está conduzindo uma pesquisa de mapeamento da cadeia local de fornecedores. O estudo será desenvolvido ao longo do mês de novembro e dá sequência ao cronograma de ações do Eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, ação estadual promovida pelo Sebrae RS a qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios de diferentes municípios gaúchos.
Baseada em uma metodologia própria do Sebrae RS, a pesquisa é focada em três metas centrais: entender a cultura das empresas locais em licitações; compreender a imagem da prefeitura perante fornecedores, e levantar pontos de melhoria. O estudo é direcionado para atuais fornecedores do município e empresas não fornecedoras. Segundo o coordenador do Cidade Empreendedora em São Leopoldo, Maurício Prass, o levantamento irá auxiliar nos processos de tomada de decisão por parte do poder público, que terá uma visão mais atualizada das necessidades e expectativas dos fornecedores com relação aos processos licitatórios do município. ‘‘Nossa expectativa é conhecer melhor nossos fornecedores e não fornecedores e trabalharmos no sentido de proporcionar um ambiente de compras públicas que responda às expectativas dos mesmos’’, explica.
No final de outubro, uma reunião realizada na Prefeitura de São Leopoldo reuniu algumas das principais instituições do município, com o objetivo de sensibilizar os agentes locais sobre a importância da pesquisa como ferramenta que irá auxiliar na tomada de decisão de futuras ações. Participaram do encontro representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato dos Contadores do município de São Leopoldo, entre outros. Na ocasião, o consultor do Sebrae RS, João Baptista Alves dos Santos, apresentou os modelos de questionários que serão enviados aos participantes e não participantes, e pediu auxílio às entidades presentes para divulgação da pesquisa. Segundo ele, o estudo será fundamental para que o eixo do programa cumpra seu objetivo final, que é elevar o percentual de micro e pequenas empresas que realizam ações de compra junto à Prefeitura Municipal, impulsionando a cadeia produtiva local.
Links da pesquisa para:
Fornecedores: https://forms.gle/w39wHpEQNZy4d95b9
Não fornecedores: https://forms.gle/udJa1vH7ZZBFW7py5
Fonte: mogliacomunicacao.com.br/Assessoria de Imprensa Sebrae RS
Comments