
Na manhã desta segunda-feira (31), a Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), está coordenando uma ação integrada com os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos para atender pessoas em situação de rua, denominada Operação Resgate - Trilhos do Bem. Os municípios onde passam a linha da Trensurb foram convidados para fazer parte desta iniciativa. Uma abordagem simultânea ocorre nas cidades parceiras nas estações de trem, BR-116/ Viadutos e Pontes e Linhas do Trem, envolvendo secretarias municipais, órgãos públicos e entidades, como o Ministério Público, Governo do Estado, Conselho Tutelar. Além disso o Proame e Círculo Operário Leopoldense serão também foram convidados a acompanhar a operação.
De acordo com a secretária de Assistência Social de São Leopoldo, Simone Dutra, a Operação Resgate Trilhos do Bem tem o objetivo de estabelecer vínculo e possibilitar encaminhamentos e acompanhamentos para a superação da situação de rua através de uma abordagem padronizada e eficaz. “A ação busca recuperar a dignidade das pessoas através de uma abordagem humanizada e integrada, atuando simultaneamente nos municípios da região metropolitana e do Vale dos Sinos”, destaca.
Os atendimentos são voltados para a inclusão das pessoas no cadastro, encaminhamentos para república, ou aluguel social, atendimento de saúde com exames básicos e serviço psicossocial, acolhimento para vítimas de violência doméstica, encaminhamento para empregos e capacitações, entre outras ações.
De acordo com Simone Dutra, o projeto prevê a avaliação e o monitoramento dos casos atendidos para garantir efetividade nas soluções propostas, e assim como a criação de um canal de comunicação entre os municípios para fortalecer a rede de apoio e assistência social.
O objetivo da operação é a redução de pessoas em situação de rua nos municípios participantes com a reintegração social e recuperação da dignidade destas pessoas por meio da moradia, trabalho e saúde, assim como o fortalecimento da política pública intermunicipal para atender esta população, criando um modelo de atuação contínuo e eficaz, garantindo que a abordagem humanizada se torne parte da estratégia permanente de cada cidade.
Comentarios