São Leopoldo: comitiva alemã faz visita ao município com foco na prevenção contra as enchentes
- Start Comunicação
- há 3 horas
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: uma comitiva alemã iniciou agenda técnica ao município voltada para a construção de um projeto para proteção contra enchentes.
Na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito Heliomar Franco e o secretariado assistiram a apresentação do projeto implementado na cidade de Bad Neuenahr-Ahweiler para a sua reconstrução após o evento climático que atingiu esta localidade nos dias 14 e 15 de julho de 2021. A primeira atividade conjunta foi realizada no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei).
Estão no município, o coordenador das estratégias de reconstrução e de desenvolvimento, Maximilian Kranich, que representa o diretor do Instituto de Reconstrução e Desenvolvimento de Bad Neuenahr-Ahrweiler, Hermann-Josef Pelgrim; a coordenadora do Departamento de Planejamento Urbano e de Infraestrutura Verde do Instituto, Maya Kohte; o dr. Stephan Treuke, diretor do projeto Emscherland da empresa Emschergenossenschaft, que atua na área do planejamento urbano estratégico. Ambos os órgãos são públicos. A delegação é composta ainda pelo Dr. Christian Stein, que trabalhou no Instituto Alemão de Urbanismo (Deutsches Institut für Urbanistik) e atualmente é consultor independente do Efect, consórcio que atua na consultoria nas áreas de participação social, governança regional e metodologias de trabalho.
O prefeito Heliomar destacou a importância de conhecer e discutir um projeto com a delegação alemã. “Estamos muito felizes em recebê-los para conhecerem nossas estruturas, os diques e os problemas relacionados à prevenção e revitalização das áreas atingidas pela enchente. É muito importante para nós, especialmente porque esta é uma área prioritária para os moradores, para a nossa gestão, pois vem ao encontro do nosso plano de governo”, destacou o prefeito Heliomar Franco.
De acordo com Stephan, o projeto de Bad Neuenahr-Ahrweiler é financiado pelo governo alemão e prevê visitas em 2025 entre os dois países para conhecerem as realidades e discutirem um projeto que contemple a prevenção contra enchente, a recuperação e novos espaços de lazer ao longo do rio, com grande potencial de desenvolvimento econômico e turístico.
Saída a campo
À tarde, o grupo conheceu parte do sistema de contenção de cheias começando pelo dique na região Nordeste, o trecho do Rio dos Sinos no Centro, onde ocorre a dragagem, seguindo pelo dique e Casa de Bombas da região Norte e o Arroio e Casa de Bombas da João Corrêa na região Oeste.
FONTE: SCOM/PMSL
Comments