SÃO LEOPOLDO: ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14 de outubro, o anúncio da implantação do Centro de Distribuição do Grupo Pereira, empresa catarinense que atua no ramo atacadista e varejista. O evento ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, do gerente nacional de expansão e galerias nacionais do grupo, Cristiano Abrahão Caron e autoridades do Executivo e Legislativo. Também estiveram presentes representantes de entidades empresarias e imprensa.
As negociações entre a Prefeitura e empresa se estenderam por cerca de seis meses com intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), que criou um grupo de trabalho para conhecer e apresentar à cidade e seu potencial ao grupo. Segundo o secretário da Sedettec, Juliano Maciel, São Leopoldo vem se destacando em meio à pandemia ao trazer novos empreendimentos e projetos à cidade.
"Nas últimas semanas apresentamos o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae-RS e a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) para a implantação de cursos técnicos no município ainda no início do próximo ano", destacou.
Para Maciel, os números divulgados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstra o empenho do Executivo Municipal em diversas frentes para alavancar ainda a geração de empregos, com iniciativas tanto na atração de novas empresas quanto na articulação das cadeias produtivas locais. Com a vinda do Grupo Pereira para à cidade, serão criados 550 empregos diretos e indiretos.
A decisão da instalação do centro de distribuição e administrativo do grupo no Distrito Industrial da Zona Norte se deu pela posição estratégica da cidade na Grande Porto Alegre, seus acessos e também pela localização em uma área industrial, mas também residencial para facilitar o deslocamento dos empregados. "Durante os últimos três anos viemos estudando imóveis e terrenos no Rio Grande do Sul e São Leopoldo se demonstrou encantadora para darmos início nas operações do grupo no estado", afirmou o gerente nacional de expansão e galerias nacionais do Grupo, Cristiano Abrahão Caron.
De acordo com Caron, o planejamento é que as operações se iniciam em 2022, mas sem previsão de quando.
O prefeito Ary Vanazzi afirmou que é um momento importante para a vinda de investimentos em meio à recessão e na retomada da economia no período pós-pandemia. Através de investimentos de empresas, é possível desenvolver o ambiente econômico e comércio do município com a ampliação de postos de trabalho e maior circulação de impostos.
"Assumimos o Governo em 2017 e passamos de 12ª para 6ª economia do Rio Grande do Sul, com um orçamento de 1,2 bilhão de reais", ressaltou o prefeito.
Na ocasião também foi assinado o projeto de lei que autoriza a doação com encargos da área pública de 3,5 hectares ao grupo. O projeto segue para apreciação da Câmara Municipal, o que não tem data para acontecer.
Um dos maiores grupos atacadistas do Brasil
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí/SC, o Grupo Pereira conta com 77 unidades nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Além das lojas próprias, mais de 780 representantes comerciais autônomos atendem milhares de estabelecimentos espalhados pelo país.
O grupo atua no varejo e atacado com as bandeiras Compert, Fort Atacadista e Bate Forte e tem mais de 14.500 funcionários.
Matéria do jornalista Guilbert Trendt
Comments