A Prefeitura de São Leopoldo vacinou ontem, 7 de julho, mais pessoas em situação de rua acima de 18 anos. O público é definido como prioritário no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A ação é uma articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad).
A unidade móvel da Semsad esteve presente no Centros de Referência Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar) e no Centro Pop, ambos serviços voltados a este público, a partir das 13h30. Após, acompanhado de um carro da SDS e outro da Guarda Municipal, a unidade móvel circulou pela área central do município, vacinando pessoas em situação de rua que não acessam o serviço socioassistencial.
Jolair Daniel Antunes, 41 anos, vive em um viaduto debaixo da linha da Trensurb há quase sete meses. Ambos migraram de Sapucaia do Sul e contam que se sentem acolhidos em São Leopoldo. Ao receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, Jolair contou que se sente feliz. “Me sinto realizado por servir de exemplo para os outros. Não imaginava tomar a vacina, mas é necessário. Precisamos pensar no outro”, relatou.
“É muito importante executar uma ação descentralizada, pois isso inclui a população em situação de rua, que por muitas vezes, não possuem documentação necessária para se vacinar ou até mesmo, têm dificuldade de ir até os pontos”, destaca a coordenadora do Centro Pop, Gislaine Dorneles. Ela conta também que os serviços têm abordado com ênfase sobre os protocolos de prevenção à doença, principalmente, durante as abordagens sociais realizadas, a fim de conscientizar aqueles que não conseguem acessar as informações oficiais divulgadas.
Durante a ação de ontem foram vacinadas 20 pessoas em situação de rua, totalizando até o momento, 50 doses aplicadas neste público em São Leopoldo.
Fonte: Prefeitura de São Leopoldo
Comments