top of page
Buscar
Júlia Barth

São Leopoldo amplia atendimentos para a população em situação de rua


Fotos: João Mendonça/PMSL

Na manhã de quinta-feira (1º), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Fábio Bernardo, visitou o Centro Pop e o Centro de Referência Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar), ambos localizados no mesmo endereço. Ofertando estes dois serviços, o município acolhe as pessoas em situação de rua 24 horas por dia, de segunda a segunda.


Desde fevereiro, a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), tem se preparado para atender de forma ampliada a população em situação de rua durante o inverno, com prioridade de atendimento às pessoas que residem na cidade.


Vanazzi destacou que São Leopoldo é um dos poucos municípios da região a ampliar atendimento, visto que na pandemia os serviços têm recebido redução de vagas. “Estamos visitando um serviço importante da nossa prefeitura. São Leopoldo entende que é momento de ampliar o atendimento, principalmente, durante o inverno. Fazemos acompanhamento e cuidado com esta população”, afirmou o prefeito.


Além das unidades socioassistenciais, a Prefeitura também dispõe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) que funciona três vezes na semana oferecendo atendimento e escuta qualificada junto à população em situação de rua. Em todas as abordagens realizadas o serviço orienta o acesso ao Crepar e ao Centro Pop, porém reservando o direito individual em aceitar ou não.


Na noite do dia 29, uma das noites mais geladas até o momento, pessoas em situação de rua foram abordadas em frente ao Ginásio Municipal Celso Morbach, sendo respeitado o desejo de não aderirem ao serviço.


Serviços


O Centro Pop, reaberto no dia 9 de maio, funciona das 7h às 19h, e distribui diariamente cerca de 45 almoços, além de ofertar acesso a higienização e café da tarde. Já no Crepar, das 19h às 7h, o usuário tem acesso a pernoite, jantar e café da manhã. Em ambos espaços o usuário recebe doações de roupas que são direcionadas pelo Banco Municipal do Agasalho.


Conforme explicou o titular da SDS, Fábio Bernardo, a população em situação de rua tem sido uma pauta prioritária na Secretaria, visando qualificar e ampliar os atendimentos, principalmente, no inverno, em que este público fica ainda mais vulnerável.


O Crepar ampliou de 14 vagas para 34, e desde maio para 41 vagas. “São Leopoldo está em constante avaliação para ampliar o atendimento se for necessário”, disse Fábio. Até o momento está se mantendo a média de 35 vagas ocupadas. A prefeitura reforçou que há possibilidade de ampliar ainda mais, caso a procura aumente.


Covid-19


Os usuários que apresentam sintomas realizam testagem para o coronavírus e sendo positivado, são acolhidos em formato de isolamento social no próprio local, que já foi adaptado para seguir os protocolos sanitários de prevenção à doença. Em maio os usuários acolhidos foram vacinados com a primeira dose.


Mais abordagens


A equipe de abordagem do município segue realizando o serviço de forma intensificada junto às pessoas em situação de rua para combate ao tráfico de drogas, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).


Onde fica?


Para receber atendimento, as pessoas em situação de rua de São Leopoldo podem comparecer no endereço: Avenida Caxias do Sul, 195 - Rio dos Sinos.


Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

0 comentário

コメント


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page