SÃO LEOPOLDO: o 1º Seminário de Gestão Financeira de São Leopoldo realizado na tarde desta quarta-feira (05), no Teatro Municipal, contou com um grande número de gestores municipais presentes na primeira solenidade entre o prefeito Heliomar Franco e sua vice Regina Caetano e os servidores após a posse. A inovação e o investimento em tecnologia foram os assuntos mais abordados.
O tema escolhido para o seminário de abertura foi “O planejamento como ferramenta de transformação", o encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) e promovido pela Escola de Gestão Pública que “precisava ser ressuscitada”, conforme declarou Heliomar em seu discurso de abertura.
Segundo ele, momentos como esse são necessários para integrar as secretarias e servidores, permitindo com que todos caminhem para o mesmo objetivo e estejam apropriados das ferramentas necessárias para o bom desempenho de suas funções.
“Entramos nessa jornada de capacitação porque queremos realizar melhores entregas aos moradores de São Leopoldo. Queremos que as pessoas se sintam aptas a ficar na cidade, investir seu dinheiro aqui, desfrutar de melhores condições de vida, de lazer, de esporte, de educação para os filhos”, declarou.
A vice-prefeita, Regina Caetano, também esteve presente e salientou a importância de avaliar o que uma cidade que se desenvolve plenamente tem e, a partir desse conhecimento, realizar mudanças para que São Leopoldo esteja em constante inovação, começando por sua gestão interna.
A valorização dos servidores e o incentivo ao seu desenvolvimento profissional também foram amplamente destacados na abertura do seminário. “O que me parece é que houve, em algum momento na gestão pública, um congelamento do treinamento de servidores, de valorização de suas capacidades e do uso de tecnologias, queremos mudar isso”, afirmou o Secretário da Fazenda, Roberto Calazans. Segundo ele, há um desejo de que os servidores sejam cooperadores na busca de melhorias no processo de trabalho.
Algo que foi destacado é o reconhecimento dos seus saberes. Um passo para o cumprimento disso já foi feito durante o próprio seminário, escolhendo gestores do município como palestrantes. A equipe foi composta por Ana Paula Scherer, Claudiane Schneider, Kátia de Mari e Uassu Dias Jr.
OS EIXOS PRINCIPAIS ABORDADOS FORAM OS SEGUINTES:
financeiro;
despesa pública;
orçamento;
junta de coordenação orçamentária e financeira.
FONTE: SCOM/PMSL
Comentários