Nesta terça-feira (8), o Programa Start News recebeu figuras que participaram ativamente do processo eleitoral: o advogado e assessor parlamentar Gutierres Vieira, e Sameli Schmidt, coordenadora da campanha do candidato Aurélio da Padaria (PDT). Eles comentaram sobre os desafios da campanha e os desdobramentos após o resultado das urnas, além de suas impressões sobre a eleição e as perspectivas para o novo governo.
As eleições municipais de São Leopoldo, trouxeram grandes mudanças para o cenário político local, com a ascensão de novos líderes e a alternância de poder. Gutierres atuou como um dos coordenadores da campanha do vereador Falcão (PL) – candidato eleito mais votado da cidade –, e Sameli, filha e coordenadora de campanha de Aurélio da Padaria.
"A sede por mudança e o desgaste do governo anterior"
Gutierres Vieira destacou que a campanha sentiu claramente o desejo de mudança por parte da população leopoldense. "A gente estava participando da campanha e sentia que a população, em sua maioria, queria mudança", disse o assessor. Ele apontou que o governo anterior, liderado pelo prefeito Ary Vanazzi (PT), acumulou certo desgaste após quatro mandatos consecutivos, o que abriu espaço para uma alternância de poder.
Segundo ele, a enchente que atingiu a cidade também contribuiu para o enfraquecimento do governo. “Com o que aconteceu, o pós-enchente também teve um desgaste natural ao governo", explicou. Apesar de reconhecer uma boa estratégia de comunicação do governo para tentar minimizar o impacto eleitoral, ele afirmou que o desejo de mudança foi inevitável. "A comunidade, a sociedade queria a alternância e a mudança mesmo", afirmou.
O peso das alianças e a desistência de Gabriel Dias
Além da rejeição ao governo anterior, Gutierres apontou a desistência de Gabriel Dias (PSDB), que apoiou Heliomar Franco (PL), como um fator decisivo para o resultado final. "A desistência de uma candidatura [...] contribuiu bastante, não só pela objetividade dos votos, mas pelo psicológico. Ele endossou a campanha do Heliomar", afirmou.
Ele mencionou ainda que a vitória de Heliomar foi mais expressiva do que ele esperava. “Eu sempre confiei na vitória do Heliomar, mas achei que seria por uma diferença menor. E que bom que foi assim, né?”, reconheceu.
Falcão: o mais votado pelo Partido Liberal
Durante a eleição para a Câmara Municipal, o destaque ficou com Falcão, consolidando-se como uma figura política em ascensão. “O Falcão foi o mais votado dos eleitos, com 3.659 votos", relatou Gutierres com orgulho. O Partido Liberal, apesar de obter uma votação expressiva em termos proporcionais, viu o PL eleger apenas dois vereadores – Falcão e Alexandre Silva –, uma discrepância que Gutierres atribuiu às falhas do sistema proporcional.
Gutierres Vieira foi contundente ao criticar o sistema eleitoral proporcional, que ele considera injusto. "Essa eleição me decepciona, não pelas pessoas que foram eleitas, mas pelo sistema proporcional, que de proporcional não tem nada", afirmou. Ele explicou que, embora o PL tenha recebido quase a mesma quantidade de votos que o PDT, elegeu apenas dois vereadores, enquanto o PDT conseguiu cinco cadeiras.
"O PL quase atingiu a mesma quantidade de votos que o PDT, mas no fim das contas o PDT elegeu cinco vereadores, o PL elegeu dois", ressaltou, explicando que as novas regras de distribuição de sobras e a cláusula de barreira criaram uma distorção na representatividade dos partidos.
Sameli Schmidt e o orgulho de uma campanha limpa
Sameli Schmidt, que coordenou a campanha de Aurélio da Padaria, também comentou sobre as dificuldades enfrentadas durante o processo eleitoral, especialmente em relação à disseminação de fake news. "Teve muitas notícias falsas sendo espalhadas, [...] mas a nossa trajetória foi bonita, foi uma campanha limpa", afirmou com orgulho.
Ela destacou ainda o caráter orgânico da campanha de Aurélio, enfatizando a dedicação incansável de seu pai. "Eu falo: é muito difícil eu fazer campanha para o pai, porque ele não para", disse, explicando que o envolvimento constante de Aurélio nas atividades foi um dos pontos altos da campanha.
Expectativas para o futuro governo
Ambos os entrevistados expressaram expectativas positivas em relação ao novo governo. Gutierres enfatizou a importância de estabilidade política para garantir a governabilidade. "Essas conversas já devem estar acontecendo, para que seja formada uma base que dê sustentação", comentou, referindo-se à necessidade de articulações para formar uma coalizão sólida na Câmara Municipal.
Sameli, por sua vez, destacou a importância de torcer pelo sucesso do governo, independentemente de questões partidárias. "Eu quero que a cidade evolua, que o governo faça de fato. [...] Eu moro na cidade, tenho nossas empresas aqui e quero que a cidade evolua", afirmou.
As eleições em São Leopoldo marcaram uma nova fase para a cidade, com a alternância de poder refletindo o desejo da população por mudanças. Com Heliomar assumindo o Executivo, o cenário político leopoldense passará por uma reconfiguração, onde o diálogo e a articulação serão essenciais para garantir a governabilidade e atender às demandas da população.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta terça-feira (8), às 20h30, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments