O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) vai oferecer mais de 700 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em diversos municípios do Rio Grande do Sul a partir de 2025. Os cursos têm duração de menos de um ano e serão realizados presencialmente, com opções de aulas no período da manhã, tarde e noite, para garantir o acesso de todos.
A iniciativa, realizada com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), visa atender a uma necessidade urgente de qualificação profissional nas regiões afetadas pelas enchentes que devastaram várias comunidades gaúchas. Os cursos oferecidos foram pensados pela relevância para a recuperação e manutenção da infraestrutura local, além de contribuírem para a retomada de atividades econômicas essenciais para a estabilidade da região.
Confira, a seguir, os cursos:
Ajustador mecânico
Montador de painéis elétricos
Eletricista de automóveis
Eletricista industrial
Eletricista instalador predial de baixa tensão
Operador de Torno com Comando Numérico Computadorizado
Montador de sistemas de construção a seco
Operador de fresadora com comando numérico computadorizado
Pedreiro de alvenaria
Pintor de automóveis
Pintor de obras imobiliárias
Soldador de estruturas e tubulação
Soldador no processo eletrodo revestido
As vagas serão distribuídas por diversos municípios gaúchos, incluindo Passo Fundo, Sapiranga, Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí, Novo Hamburgo, Gravataí, Santa Maria, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Erechim, Esteio, Pelotas, Santa Rosa, Porto Alegre, Panambi, Montenegro, Farroupilha, Cachoeira do Sul, Rio Grande e Sapucaia do Sul.
Comments