top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Seminário Internacional em São Leopoldo debate história da Imigração e Colonização Alemã no Brasil

Imagem: Franceli Stefani.

Encerra nesta quinta-feira (14) o Seminário Internacional "História das Migrações no Contexto dos 200 anos de Migrações Alemãs para o Brasil" e o XXV Simpósio de História da Imigração e Colonização realizado na Faculdades EST. Em parceria com o Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) o evento se propõe a refletir e valorizar a história daquelas pessoas que ajudaram a construir a identidade cultural e social do país.


O diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Schaper, diz que a intenção do encontro vai muito além de um encontro acadêmico. “Que possamos juntos honrar o passado, refletir sobre o presente e planejar um futuro pautado na história, na ciência e na união.” Conforme o gestor, uma das premissas da instituição é o fortalecimento do conhecimento e a promoção de diálogos que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária.


De acordo com o coordenador do seminário, professor doutor Marcos Antônio Witt, a visa uma abordagem mais abrangente e multidisciplinar sobre o tema da migração. “Um assunto importantíssimo para compreender o contexto histórico e cultural do Brasil", declara.


O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou a importância da continuidade dos projetos e da memória cultural na cidade, que celebra sua história. “Embora não tenhamos conseguido comemorar os 200 anos dentro da estratégia inicial que tínhamos montado, estamos conseguindo dar conta de todos os temas planejados. Estamos concluindo as comemorações dos 200 anos dentro do que, minimamente, havíamos planejado após essa tragédia”, disse na abertura.


O prefeito também destacou o valor do seminário como um espaço de reflexão e de contribuição cultural. “Esse seminário tem contribuições de todos os aspectos da nossa cidade, dos historiadores, dos pesquisadores, da universidade. Isso é muito importante para nós”, acrescentou.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page