top of page
Buscar
Júlia Barth

Semana do Patrimônio Cultural reverencia a memória de leopoldenses como patrimônio do município


Foto: Divulgação

Com o tema “Patrimônio e Trajetórias Culturais: Memórias Vivas” a V Semana do Patrimônio Cultural traz trajetórias de leopoldenses como patrimônio cultural da cidade. A abertura da programação contou com o lançamento do vídeo comemorativo dos cinco anos do Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória (Simmem) na página da Secult no facebook e com a apresentação do Memorial das Vítimas da Covid-19 promovida pela Câmara de Vereadores.


Simmem


O Simmem integra instituições e profissionais em uma rede que articula museus e espaços de memória e busca articular ações, desenvolver políticas públicas voltadas à defesa do patrimônio cultural, promovendo formações, debate e o fortalecimento do setor. O Simmem foi criado em 2017, através da Lei Municipal 8.692.


Espaço de memória


O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, e o coordenador de Patrimônio Cultural, Joel Santana, participaram da apresentação do Memorial das Vítimas da Covid-19 criado pela Câmara de Vereadores. O evento foi realizado de forma virtual transmitido pelo canal no youtube e facebook da TV Câmara.


Vasconcellos destacou que o município tem promovido políticas afirmativas de valorização da cultura, dos espaços públicos e da esfera pública e destacou a importância da realização da Semana e a criação do Memorial. “Um povo sem cultura, sem memória, sem trabalhar esta reflexão crítica sobre os seus processos é um povo que vai ter dificuldade de se enxergar de entender o futuro, de criar soluções coletivas”, destacou.


O Memorial das Vítimas da Covid-19 é um espaço de memória virtual, que está disponibilizado no site do Legislativo. O objetivo é fazer uma homenagem às pessoas que faleceram em decorrência da doença no município. O secretário-geral da Câmara de Vereadores, o historiador, Adriano Pires, fez o convite para a comunidade ajudar a chegar aos nomes das vítimas. Queremos dizer que são vidas, trajetórias que marcaram nossa cidade, em alguma parte da nossa cidade. Queremos que a vida esteja em primeiro lugar. Não são números, são pessoas importantes”, afirmou.


O memorial pode ser acessado no site da Câmara de Vereadores neste link.


A Semana apresentará uma série de trajetórias de pessoas leopoldenses, figuras que cumpriram um papel importante para a história da cidade. Estão previstas postagens do Álbum de memória, lives e homenagens. A programação traz ainda o lançamento da 4ª Edição do Curso EaD: São Leopoldo: Memória e Patrimônio Cultural, o ato de lançamento da Lei de Patrimônio Cultural Material e o lançamento da Campanha 45 anos do Museu do Trem de São Leopoldo.


Patrimônios Capilés


Na quarta-feira (18), a Secult fez a divulgação do Podcast Patrimônios Capilés disponível no Spotify.


O conteúdo é produzido pela Coordenação do Patrimônio Cultural da Secult, com a participação de um convidado com atuação no meio cultural para compartilhar suas ideias, trajetória, memória afetiva com a cidade. O episódio Literatura: Acervos e Memória Coletiva, tem como convidada Isabel Arendt, professora do Curso de Letras da Escola da Indústria Criativa, Doutora e Mestre em História pela Unisinos e também é graduada em Letras Português/Alemão pela mesma instituição.


Confira a programação desta quinta-feira (19):


15h - Álbum de memória: Tom Astral


Transmissão pela página da Secult no facebook


19h - Live Eloisa Capovilla: uma trajetória de histórias


Transmissão pela página da Secult no facebook


Acompanhe os detalhes da programação na página da Secult através do facebook.com/culturasaoleopoldo.


Fonte: PMSL

Comentários


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page