Semana começa com intensa massa de ar frio que faz temperaturas caírem no RS e SC
- Start Comunicação
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Ao longo do domingo (27), uma nova frente fria se formou e começou a avançar pelos estados da região Sul do país. Embora a frente não forme chuvas tão intensas assim, a massa de ar frio que avançará logo na sequência fará as temperaturas caírem de maneira bastante pronunciada.
Com a forte queda das temperaturas no Sul do país, existe a possibilidade de formação de geadas em diversos municípios, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Confira abaixo os detalhes desta previsão e quais estados serão mais atingidos pelo frio.
Massa de ar frio traz risco de geadas para o Sul
Nesta segunda-feira (28), as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul já devem atingir valores próximos dos 10°C, com alguns municípios atingindo valores inferiores, de até 8°C.
Existe uma baixa probabilidade de que temperaturas perto dos 10°C também sejam sentidas em alguns municípios de Santa Catarina e sul do Paraná, mas a chance é menor e as temperaturas nestes estados devem, num geral, se manter acima dos 10°C.
Na terça-feira (29), a massa de ar frio terá avançado mais e a queda das temperaturas será sentida em praticamente toda a região Sul. Todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o centro-sul do Paraná registrarão temperaturas inferiores a 10°C.
Na região da serra gaúcha e da serra catarinense, as temperaturas mínimas podem chegar a 3°C durante a madrugada da terça-feira (29), sendo que alguns modelos, como o norte-americano GFS, indicam até mesmo ocorrência de temperaturas negativas (abaixo de 0°C) na região, o que sinaliza possibilidade de GEADAS.
As temperaturas continuarão baixas ao longo do dia, com temperaturas máximas durante a tarde que chegam a 20°C no Rio Grande do Sul e 25°C no norte do Paraná, e não há previsão de que passem disso em nenhum município da região Sul.
Durante a quarta-feira (30) e a quinta-feira (01), as temperaturas permanecerão similares, com um frio bastante pronunciado em toda a região Sul e risco de geadas durante a madrugada nos estados gaúcho e catarinense.
Isso significa que haverá risco de formação de geadas ao longo de praticamente toda a semana, especialmente no início da manhã. As temperaturas mais baixas se formarão entre as 6 e as 7 horas da manhã.
As temperaturas voltam a subir novamente apenas entre a sexta-feira (02) e o sábado (03), quando as mínimas na região serrana sobem para cerca de 5°C e a probabilidade de geadas durante a madrugada cai bastante.
FONTE: tempo.com
Comments