A Prefeitura de Feliz anunciou que ainda não há um cronograma para o reparo da Ponte da Felizcidade, danificada pelas fortes chuvas que atingiram a região na última quinta-feira (2). A estrutura, construída com esforço conjunto das comunidades, iniciativa privada e Poder Público, havia sido inaugurada em outubro do ano passado após ser destruída pela enchente de maio.
O prefeito Junior Freiberger explicou que o próximo passo é aguardar a vazão do Rio Caí para avaliar os danos e planejar os reparos. “Por enquanto, não é possível definir um cronograma para o reparo da estrutura danificada. O próximo passo é aguardar a vazão da água para entender com precisão o que ocorreu e planejar as ações necessárias. Também seguimos na expectativa da construção da nova ponte no km 0 da VRS -843, uma conexão fundamental entre a ERS-452 e a Serra Gaúcha, interrompida desde a enchente de maio”, afirmou Freiberger.
A ponte, com 42 metros de comprimento, foi feita com nove contêineres reforçados por estruturas metálicas. Recebeu camadas de concreto e madeira para garantir a estabilidade e segurança. O financiamento ocorreu por meio da campanha ReConstruindo Conexões, que arrecadou recursos para essa obra e para a Ponte da Cooperação, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, inaugurada em setembro. Apesar de uma arrecadação inicial estimada em R$ 1,2 milhão para ambas as pontes, os custos ultrapassaram R$ 2 milhões.
Enquanto os reparos não avançam, a população precisa utilizar rotas alternativas, como a Ponte do Bananal, que liga Feliz a Vale Real e está liberada para veículos pesados. Outra opção é o trajeto por Bom Princípio, via bairro Escadinhas. Já a Ponte de Ferro no Centro de Feliz segue com restrições para veículos leves de até 2,10 metros de altura.
Além disso, a cidade aguarda a conclusão da nova ponte sobre o Rio Caí, no Centro, prevista para ser finalizada em cerca de três meses. Segundo a administração municipal, a nova estrutura será essencial para restabelecer a normalidade do tráfego, especialmente para veículos pesados, conectando as principais áreas da cidade.
Comments