Com estoque reduzido de bloqueadores neuromusculares, sedativos e relaxantes musculares, utilizados em pacientes em ventilação mecânica, o Hospital Centenário mantém suspensas as cirurgias eletivas, realizando apenas os procedimentos de urgência e emergência.
Desde que suspendeu as cirurgias eletivas, em 19 de março, deixaram de ser realizadas 24 cirurgias ginecológicas, 40 de colecistectomia e hérnias, oito cirurgias de cabeça e pescoço e 50 oncológicas. Todos os procedimentos serão reagendados.
O Hospital Centenário ficou fora da lista de instituições que estão recebendo os kits intubação do Ministério da Saúde, através do Governo do Estado. Na segunda-feira, 19 de abril, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou a distribuição de cerca de 124 mil medicamentos que fazem parte do kit intubação a 62 hospitais em 47 cidades gaúchas.
A instituição segue em alerta e enfrenta o risco de não conseguir manter os pacientes em tratamento com ventilação mecânica em situação confortável. Na terça-feira, 20 de abril, o estoque garantia segurança por nove dias.
Comments