top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

SEDHU faz homenagem ao médico leopoldense João Carlos Hass Sobrinho


SÃO LEOPOLDO: na quinta-feira, 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU) realizou o ato “#Dr. Juca Vive” alusivo aos 49 anos da morte de João Carlos Hass Sobrinho, médico leopoldense, importante militante contra as perseguições realizadas na época da ditadura militar e membro da guerrilha do Araguaia. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com o pré-lançamento do projeto “Dr. Araguaia” do ilustrador Diego Moreira que contará a história do médico em história em quadrinhos, o evento misto foi realizado de maneira online e presencial.

A iniciativa contou com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado Rio Grande do Sul (ADPERGS), e os painelistas foram a integrante do Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia e irmã do doutor Juca, Sônia Hass, e do representante do Movimento Vozes do Silêncio, sociólogo e cientista político, João Ives Doti. De acordo com os registros do exército brasileiro o doutor Hass foi morto em 1972 por militares, e por seus restos mortais nunca terem sido devolvidos para a família o que nunca permitiu o seu sepultamento até os dias de hoje, ele foi considerado como desaparecido político.

A titular da SEDHU, Paulete Souto, destacou a importância da preservação da memória do Doutor Juca como marco de resistência, ainda mais em momentos como hoje. “Na atual conjuntura política brasileira os ataques às instituições democráticas trazem a memória daquele período da nossa história e que é necessário criar consciência do nosso passado, não tão distante, para que possamos consolidar e lutar pela democracia nacional”, afirmou a secretária.

Também participaram do ato o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; a presidenta da Câmara de Vereadores, Ana Affonso (PT); a vereadora, Nádir de Jesus (PT); a representante da ADPERGS, Cristiane Johann; os presidentes da União Estadual dos Estudantes (UEE), Airton Silva e do Instituto Humanitas da Unisinos, Cleonice Rocha; o integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB - São Leopoldo, Carlos Henrique de Moura; o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, do vice-presidente da Associação de Ex-presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul (AEPPP/RS), Raul Carrion.


Fonte: SCOM/PMSL


0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page