top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Sedettec visita Projeto Sonhos e Sabores, na ocupação Steigleder


A inciativa é do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e é realizada na ocupação Steigleder onde ocorre a produção de pães, cucas e alimentos sustentáveis. | Imagem: Rafaella Schardosim/PMSL.

Na terça-feira, 19 de outubro, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, e o diretor da Economia Solidária, Henrique Schuster, foram recebidos pelo grupo de mulheres participantes do Projeto Sonhos e Sabores. A inciativa é do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e é realizada na ocupação Steigleder onde ocorre a produção de pães, cucas e alimentos sustentáveis que servem como forma de geração de renda para as famílias de nove mulheres envolvidas no projeto. Na ocasião estiveram representando o grupo: Simone da Silva, Cleia Assunção, Janaina Lemes e Jade Lemes.


Há um mês o grupo está presente na Feira do Alimento Saudável expondo seus pães e cucas, que acontece aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Tiradentes, em frente à sede da antiga prefeitura. “Viemos até aqui para conhecer um pouco melhor a realidade do projeto, e nos colocamos à disposição. Vamos, em conjunto com a gestão, pensar em alternativas para que possamos auxiliar vocês neste crescimento”, destacou Juliano Maciel.


Participante do Projeto desde seu início, Cleia Assunção, 31 anos, conta que o Sonhos e Sabores é sua principal fonte de renda e destaca sobre as principais dificuldades encontradas. “A gente vive praticamente da renda que tiramos na venda deste grupo, o lucro é dividido entre nós, por isso, quanto mais pessoas tivermos nos apoiando melhor é. Nossa maior dificuldade hoje é a água e a luz, temos máquinas que recebemos de doação e não conseguimos usar porque a luz é precária e acaba queimando tudo”, ressaltou.


O Sonhos e Sabores também comercializa pães para a Rede Solidária, um projeto articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com apoio das secretarias municipais Geral de Governo (SGG), de Habitação (Semhab) e do Orçamento Participativo (Semop), em parceria com mais de 80 organizações sociais, visando à doação cestas de alimentos no município.


Saiba mais


O grupo Sonhos e Sabores é uma iniciativa criada por mulheres da Ocupação Steigleder, em março de 2020 motivadas pelo início da pandemia, como alternativa e possibilidade de fortalecimento das mulheres e seu protagonismo na sociedade, geração de trabalho e renda e formação de novas lideranças, priorizando o cuidado para com uma alimentação saudável.

Em média são 150 pães produzidos semanalmente, às terças e sextas-feiras de acordo com as encomendas.


As encomendas dos pães podem ser feitas pelos telefones: (51) 984521820 e (51) 989548028 com entrega grátis em São Leopoldo em compras com mais de 10 pães.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page