top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Secretaria do Meio Ambiente de SL realiza primeira reunião sobre o Observatório Municipal do Clima


Encontros mensais estão programados para ocorrer, a fim de dar prosseguimento nas ações a serem desenvolvidas no Observatório. | Imagem: Jorge Passos/ PMSL.

Nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) realizou a primeira reunião com representantes das secretarias municipais do governo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Rio Grande Energia (RGE), envolvidos no desenvolvimento e na implementação do Observatório Municipal do CIima de São Leopoldo.


A pauta do encontro foi o levantamento de dados que irão auxiliar na criação do primeiro inventário de emissões de carbono relativas às atividades que ocorrem dentro da cidade.


Esse documento será submetido ao Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), uma organização não governamental que trabalha em prol de políticas de sustentabilidade e também na emissão de baixo carbono. Posteriormente o inventário será publicado no portal do Iclei e também em órgãos que trabalham pela sustentabilidade na governança local.


Serão utilizados dados de transportes, resíduos, tratamento de esgoto e consumo de energia. Essas informações, através da Plataforma Ciris, que calcula a emissão de carbono gerado, irão se tornar números e proposições para resolver problemas da cidade e gerar ações de melhoramento considerando as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas.


Estiveram presentes na reunião, o coordenador técnico do Observatório, Éverson Gardel; a bióloga da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Simara Gheno; a gerente de Operação de Sistemas de Esgotamento Sanitário do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Aline Barreto, e o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria Geral de Governo (SGG), Bruno Elias.


Também estiveram presentes, os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unisinos, Feliciane Brehn e Carlos Moraes; a doutoranda do curso, Jaqueline Ramos, e a consultora de negócios da RGE, Elisandra Castro.


Encontros mensais estão programados para ocorrer, a fim de dar prosseguimento nas ações a serem desenvolvidas no Observatório.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page