top of page

Secretaria do Meio Ambiente de SL inicia elaboração do projeto Barco Escola para educação ambiental


O condomínio vertical, localizado na rua Caibaté, no bairro Campina, terá 440 apartamentos, o que gera um impacto paisagístico ambiental e também a supressão arbórea da área de terra, gerando assim uma ação compensatória. | Imagem: Thales Ferreira/PMSL.

No dia 3 de novembro, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, juntamente com titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, entregaram a licença de instalação e o termo de compromisso ambiental dados à empresa SPE Construção e Incorporação.


A SPE vai construir um condomínio residencial no bairro campina e verba oriunda de ação compensatória ambiental de empreendimento será utilizada pela Semmam para o projeto do Barco Escola. A embarcação será utilizada como local de educação ambiental para toda comunidade leopoldense. Os documentos foram entregues ao diretor da SPE, Darlan Quevedo Iribarrem.


O condomínio vertical, localizado na rua Caibaté, no bairro Campina, terá 440 apartamentos, o que gera um impacto paisagístico ambiental e também a supressão arbórea da área de terra, gerando assim uma ação compensatória. Em acordo, foi firmado o valor de mais de R$ 89 mil de investimento e também o pagamento de mais de R$ 11 mil, por meio de guias do Documento de Arrecadação de Receitas Municipais (Darm), que irá para o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema).


Com isso a Semmam dará início ao projeto do barco escola, que pretende ser um local de educação ambiental em São Leopoldo. A SPE contratou a empresa Marítima, para dar prosseguimento no planejamento. A previsão é que em maio de 2022 seja entregue o projeto executivo pela empresa de engenharia naval.


Em sua fala, Vanazzi colocou a relevância de haver um barco escola no município. “Essa parceria vai ficar marcada e deixar legado na história do meio ambiente”, disse. “O barco é um elemento extraordinário para nossa visão estratégica de mundo. Queremos um barco para as escolas, para os empresários, para a comunidade, para que todos conheçam e cuidem do rio”, finalizou.


O secretário, Anderson Etter, comentou a importância da aquisição do barco escola. “É um equipamento público que cumprirá o papel de oferecer educação socioambiental e controle e fiscalização para todos os leopoldenses e todos os moradores da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. É um passo importante para que ele seja materializado”, explicou.


Já o diretor da SPE, Darlan Quevedo Iribarrem, expressou sua sensação ao chegar ao município e também a escolha do local do empreendimento. “Ficamos felizes em chegar a uma cidade como São Leopoldo, e ter um prefeito e uma comunidade que nos acolhem. O bairro Campina foi escolhido por estar próximo ao centro e ter prospecção de se desenvolver. As famílias precisam de moradia e nossa empresa quer trazer moradias dignas”, explicou.


Também participaram do ato os titulares da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor; de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Nestor Schwertner; da Habitação (Semhab); Andréia Rodrigues; a diretora do Procon, Neusa Azevedo; servidores da Semmam e o inspetor chefe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Emerson dos Anjos.


Fonte: PMSL

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page