Secretaria de Segurança Pública de São Leopoldo entrega novos armamentos para a Guarda Municipal
- Guilbert Trendt
- 19 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o titular da titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Nestor Schwertner, fizeram a entrega de novos armamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). O ato ocorreu na terça-feira, 19 de outubro, na sede da GCM. Foram adquiridas 30 pistolas semiautomáticas, calibre .9mm; quatro carabinas táticas calibre .9mm; cinco mil munições; 40 coldres para pistola, e 40 portas carregador duplo bifilar. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Popular de Segurança Urbana (Consegur) em maio e o valor total de investimentos é de R$ 245 mil com recursos provenientes do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funsegur) - que envolve verbas de multas da Zona Azul.
Vanazzi lembrou que quando assumiu a prefeitura em 2017, a GCM tinha data para paralisar suas funções pela completa falta de investimentos e manutenção de viaturas e equipamentos. “A moral da nossa corporação estava baixa. Não existiam uniformes. Não existia contrato próprio de manutenção de viaturas. A última entrega de uniforme havia ocorrido em 2013. Reorganizamos as contas e podemos investir nas reais necessidades da nossa corporação. Hoje temos uma realidade bem diferente com a qualificação da corporação para melhora atender a comunidade”, recordou o secretário.
O secretário Nestor avaliou como muito positiva a aquisição dos novos armamentos. “Tratamos o tema da segurança pública com a maior responsabilidade possível. Entendemos que as forças de segurança devem estar bem equipadas, uma vez que recebem toda a capacitação necessária para combater a criminalidade. Com certeza essa aquisição vai qualificar nossa corporação”, declarou.
Já o diretor-geral da GCM, José Carlos Pedrozo, lembrou que a aquisição de armamentos é uma demanda antiga da Guarda. “Essa compra vai qualificar o serviço. São armamentos modernos fáceis de manusear e bastante leves, utilizados pelas principais forças policiais do Brasil. As carabinas possuem disparo único e são do mesmo calibre das pistolas. Com eles, nossos agentes estarão melhor equipados para trabalhar no policiamento da cidade e atuar de forma mais eficaz nas operações integradas”, afirmou.
Também participaram do ato a 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Deise Tecca; a diretora do Instituto Penal de São Leopoldo, Fernanda Camargo, o delegado Airton Martins - representando delegado Eduardo Hartz, entre outros representantes do Governo Municipal.
Fonte: PMSL
Comments