Mais visibilidade, segurança e economia. Esses são alguns dos benefícios que devem ser alcançados em Sapucaia do Sul, com o novo projeto de iluminação pública, iniciado na última semana. O avanço está sendo possível através de Parceria Público-Privada em Iluminação Pública (PPP/IP) firmada pela prefeitura, com o objetivo de modernizar, qualificar e estruturar 100% da rede de iluminação pública municipal, além de expandir a rede nos locais que não a possuem. Segundo a administração, o projeto foi estruturado em 18 meses, numa parceria com o governo federal, a Caixa e o Banco Mundial/IFC.
Formado pelas empresas Tecnoluz Eletricidade e Brasil Luz Eletrificação e Eletrônica, em novembro do ano passado, o Consórcio Ilumina Sapucaia do Sul - que tem Renan Lopes como presidente - venceu a licitação com uma proposta de contraprestação mensal de R$ 213.026, com um deságio de 51,07%, ficando responsável por toda a iluminação pública.
Mais de 11 mil pontos
Pelo projeto, serão implantados 11.382 pontos de iluminação pela tecnologia LED em um prazo de 18 meses. Além disso, toda a manutenção do sistema ficará com o consórcio por mais 11 anos e meio. No total, devem ser investidos cerca de R$ 39,4 milhões no parque de iluminação durante a vigência da concessão, que somará 13 anos.
As melhorias deverão beneficiar os mais de 141 mil moradores, além de alcançar, após a modernização, uma economia na conta de energia com Iluminação Pública de no mínimo 62,5%. "É mais segurança, qualidade de vida e sustentabilidade, gerando crescimento econômico e turístico para Sapucaia do Sul", afirmou o prefeito Volmir Rodrigues. "Ficamos muito felizes com esse momento. Sapucaia do Sul merecia uma transformação dessa magnitude", completou a vice-prefeita, Imilia de Souza.
Iluminação antiga
O secretário-geral de Governo, William Thiago de Borba, explicou que o processo da PPP já estava em andamento no município na antiga gestão, porém, a assinatura do contrato foi realizada em março deste ano. "A iluminação pública da cidade é muito antiga, com manutenção muito cara. Identificamos a necessidade de levar a frente esse processo e acabamos finalizando ele."
Telegestão
Uma das evoluções que poderá ser vista no novo sistema é a instalação de 2.295 luminárias de telegestão, que, dentre outras funcionalidades, identifica quando uma lâmpada está queimada sem a necessidade de alguém avisar sobre o ocorrido e diminui ou aumenta a intensidade de sua luminosidade, conforme a claridade do momento. "O ganho em termos de visibilidade da cidade e segurança é muito grande", ressaltou o secretário, quanto aos benefícios do projeto.
Site traz todas as informações do projeto
Para facilitar o acesso às informações, um site com tudo sobre os trabalhos realizados no Ilumina Sapucaia do Sul foi desenvolvido. Lá, os detalhes do projeto de Modernização do Parque de Iluminação Pública podem ser acompanhados por quem tiver interesse. O site é o www. iluminasapucaiadosul.com.br. Na página, constam todas as informações do projeto, como cronograma de obras, relatórios de modernização e indicadores de desempenho. No endereço eletrônico, os moradores também podem solicitar manutenções e reparos e acompanhar o andamento dos processos. Porém, algumas abas ainda estão sendo preenchidas e os números do projeto devem ser atualizados mensalmente.
“O site é muito completo, lá você tem acesso até ao tipo de lâmpada utilizada e potência dela, por exemplo. Também poderá acompanhar qual o cronograma de substituição da lâmpada da sua rua. Isso é transparência, gestão e respeito ao cidadão Sapucaiense”, acrescentou o secretário William de Borba.
Lâmpadas antigas são trocadas pelas de LED
Entre os serviços que já começaram a ser executados, desde o dia 19 de julho, está o de substituição de todos os pontos de iluminação para a tecnologia LED. As primeiras avenidas a receberem as melhorias foram a João Pereira de Vargas e Rubem Berta, onde 297 pontos de iluminação já foram instalados. Engenheira do Consórcio, Paula Dziaba sublinha que os trabalhos estão ocorrendo de acordo com as prioridades solicitadas pela prefeitura e, em cada local, são feitas as trocas necessárias.
Na Avenida João Pereira de Vargas, por exemplo, as antigas lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts foram trocadas por lâmpadas de LED, de 117 watts. Além disso, as estruturas também estão sendo modernizadas. “Nesse caso, estão trocando braços antigos que têm lá hoje, modelos ultrapassados, por modelos mais novos, com alcance melhor, para jogar uma luz melhor para a via, deixando ela mais iluminada”, destacou Paula. Agora, conforme cronograma, o próximo logradouro a receber a equipe do Consórcio será a Avenida Sapucaia.
Fonte: Jornal VS
Comments