O Rio Grande do Sul está entre os lugares mais quentes do mundo na tarde de hoje (horário de Brasília) com uma onda de calor que afeta parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai.
O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a temperatura prevista para 15h desta sexta-feira (hora oficial de Brasília e 18h na hora universal).
Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai, Paraguai e parte do Centro-Sul do Brasil.
No começo da tarde desta sexta-feira (17), a temperatura na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia atingia 35ºC em Porto Alegre no que vai ser a tarde mais quente deste verão até agora na capital.
No interior, a rede oficial indicava até o início desta tarde 36,5ºC em Teutônia e 36,3ºC em São Borja. Já estações particulares marcavam até 38ºC no começo da tarde desta sexta em cidades do Vale do Taquari, como Estrela e Colinas.
Em Lajeado, a estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC, entretanto pelo efeito da umidade o índice de calor (sensação térmica) alcançava 46,8ºC.
FONTE: Metsul
Comments