O Rio dos Sinos bateu, na manhã desta terça-feira (28) em Novo Hamburgo, um dos seus menores níveis em 2021: 2,02 metros, segundo registro no aplicativo da Comusa, com base na medição na estação de elevação bruta de água, no início do bairro Lomba Grande, na estrada da Integração. O registro desta manhã abre o alerta para amanhã: com nível abaixo de 2 metros, o Rio pode entrar em alerta de estiagem. Nesta segunda-feira (27), o nível era de 2,16m. No dia 23, 2,35m; no dia 22, 2,44m.
Sobre o fato, a Comusa afirmou que não há risco de desabastecimento e problemas maiores.
Mas, com a chegada do verão e do calor, mais do que nunca é hora de controlar o desperdício de água tratada e retomar hábitos que reduzem o consumo. Nesse período, o aumento no consumo é de quase 7%, principalmente nos sábados, que apresenta um aumento de 7,3% em relação aos outros dias da semana.
A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo deu início a mais uma campanha de verão “#FechaPraPreservar”, com o foco em conscientizar a comunidade hamburguense e oferecer dicas de hábitos diários que auxiliem a evitar o desperdício. “Em 2020, tivemos a maior seca da história da Comusa e as expectativas para essa temporada é de um verão quente e com poucas chuvas. Mesmo que estejamos melhorando a captação e armazenamento de água na autarquia, ainda é preciso um cuidado da população para economizar a água tratada, principalmente, pela questão ambiental”, justifica a diretora-geral interina, Andrea Braun. “Temos uma obrigação legal de fazer esse alerta, mas, nesse ano, é ainda mais importante conscientizar nossa população e trabalhar para que ela também propague essa mensagem”, explica.
A campanha foi produzida pela assessoria de imprensa da Comusa e vai apresentar, nas redes sociais e site, dicas e dados importantes sobre o desperdício de água.
No estado
Das 25 bacias hidrográficas gaúchas, 10 estão em estado de alerta pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) por conta do baixo nível. As restantes estão classificadas com o selo de atenção.
Segundo informativo divulgado pela Sala de Situação da Sema, estão em alerta as bacias dos rios Santa Maria, Ibicuí, Negro, Taquari, Baixo Jacuí, Caí, Sinos, Alto e Médio Uruguai, além do Guaíba. No Rio dos Sinos em São Leopoldo, o nível é de 0,8 metro, enquanto que a média é de 2,04 metros.
Fonte: DuduNews
Comments