Apesar de não registrar mais novas mortes por Covid-19 desde 6 de agosto, o número total de óbitos de Santa Cruz do Sul aumentou em consequência da revisão dos dados. As estatísticas do município apontavam 298 mortes desde o início da pandemia. Mas os números do levantamento da Secretaria Estadual da Saúde indicavam 333 mortes, o que representa 35 a mais, diferença já registrada nos balanços desde 2020.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde começaram há algumas semanas a revisão dos dados em um trabalho conjunto com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS). Após investigação, busca ativa e resgate das inconsistências, por meio da lista registrada no sistema de notificações de síndromes respiratórias agudas graves, foram incluídos oito óbitos de moradores de Santa Cruz do Sul internados em outros municípios, oito do período de novembro de 2020 e abril de 2021 que aguardavam finalização da investigação, dez ocorridos até abril deste ano que estavam sob averiguação e outros oito no mês de julho que aguardavam a finalização da avaliação.
Diante dessas novas informações, o total de óbitos por Covid-19 no município passa a ser de 332 pessoas. Há ainda um registro sendo investigado pela secretaria. Todas essas mortes estavam represadas e foram contabilizadas somente agora. O setor da saúde alerta que muitos dos diagnósticos ocorrem por exames de imagem como tomografias, e requerem uma minuciosa análise e interpretação clínica.
Fonte: Correio do Povo
コメント