Mantendo o processo de diálogo entre as entidades da sociedade civil e o poder público, nesta terça-feira, 8 de março, o Comitê Municipal de Atenção à Covid-19 esteve reunido de forma on-line para analisar a situação do coronavírus na cidade.
Entre os principais pontos de debate estiveram o avanço da vacinação, a situação de ocupação dos leitos Covid do Hospital Centenário, além da importância de seguir com os cuidados de higiene. O secretário adjunto de Saúde, Diego Pitirini, apresentou o panorama da vacinação na cidade, que até a data de hoje já conta com 426.472 doses aplicadas, correspondendo a 79,28% da população vacinada em primeira dose, 68,01% com a segunda ou dose única, 31,47% com a terceira e 0,08% com a quarta.
Com relação à contaminação, São Leopoldo conta hoje com 108 pessoas com o vírus ativo, outras 160 são consideradas suspeitas e aguardam o resultado dos exames. Já a área reservada para o Covid-19 no Hospital Centenário está com 8 pacientes internados, três deles em leitos de UTI. O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor destacou que é visível o avanço no combate à pandemia, mas reforçou a necessidade de manter os cuidados. “Temos esperança do fim da pandemia, mas não podemos esquecer dos dados de contaminação e internações que ainda resultam em mortes. Nosso desafio é seguir com os cuidados e alcançar a parcela da população que ainda não concluiu o esquema vacinal”, pontuou Spolaor. Também durante o encontro, André Rotta, representante do Pólo Gastronômico, apresentou uma análise dos principais dados da vacinação do estado, índices de ocupação dos leitos, índices de letalidade e transmissão do vírus. Nas próximas semanas o Comitê deverá realizar uma nova reunião para deliberar sobre um novo decreto municipal, levando em conta a situação que a cidade se encontra no momento.
Fonte: PMSL
Comments