A diretora da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, Cristiane Banda de Moura Sauer, e a diretora do Museu do Trem de São Leopoldo, Alice Bemvenuti, representaram a cidade no 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus. O evento, promovido pela Prefeitura de Sapiranga, aconteceu nesta segunda-feira (29), no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.
O encontro reuniu profissionais da área de cultura com o objetivo de criar um espaço de fortalecimento das bibliotecas públicas e museus administrados pelos municípios que integram as regiões do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Serra Gaúcha. A realização teve como instituições parceiras a Associação Regional de Museus (Aremus), Conselho Regional de Biblioteconomia e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).
“Foi muito importante participar desse encontro regional, conhecer o que acontece nas bibliotecas das cidades vizinhas, a importância da afirmação de políticas públicas na área, a construção de associações, percebe-se nas dificuldades apresentadas, além de buscar autonomia nas ações”, destacou Cristiane Moura, que ressaltou a meta para a formação de leitores, com o resgate de antigos cadastrados e possibilitar novos. “A leitura transforma e tem que ir até a comunidade”, enfatizou.
A diretora do Museu, Alice Bemvenuti, explicou “o 1º Encontro nasceu da aproximação dos museus públicos regionais dos Vales do Sinos e Paranhana, e Serra e das bibliotecas públicas e ganha força ao pensar ações e estratégias relacionadas ao cotidiano e aos enfretamentos das dificuldades de gestão. É linda a valorização de iniciativas das cidades e a troca de experiências entre os participantes”.
Participaram das palestras, rodas de conversa e debates, secretários municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, diretores e gestores de Cultura, diretores e gestores de Patrimônio, museólogos, bibliotecários, atendentes e auxiliares de bibliotecas e museus, professores, contadores de história e demais profissionais que atuam nas bibliotecas públicas e museus das cidades contempladas.
Comentários